Todas as vantagens de um programa de Job Rotation

Todas as vantagens de um programa de Job Rotation

job rotation

O que é Job Rotation?

Aprender e ver de um novo ângulo, essa é  a proposta do método Job Rotation. É  uma  rotação, um rodízio de profissionais atuando em diferentes funções por um período de tempo determinado. Este método é usado em desenvolvimento de lideranças e em processos de estágio e trainees, para identificar novos talentos e tem como principal objetivo o aprendizado e dos profissionais para futuros desafios.

Quais são os objetivos de um programa de Job Rotation? 

Levar todos profissionais envolvidos a uma vivência de construção do aprendizado das várias formas de trabalho dentro de uma empresa.

Quais são os benefícios de um programa de Job Rotation? 

  1. Profissionais mais versáteis. SIM! Um novo olhar é sempre sinônimo de aprendizado e versatilidade viva.
  2. Entender o negócio como um todo. A visão macro e ampla dá ao funcionário a real importância do trabalho executado.
  3. Privilegiar a aprendizagem. A prática sendo a didática dominante.
  4. Motivar. Quando passar a entender todo planejamento dará ao colaborador a visão estratégica.
  5. Mais conhecimento. Conhecimento é libertador. Poderíamos até  dizer  que o resultado de um bom programa de Job Rotation é o conhecimento que todos levarão para suas vidas profissionais.
  6. Entendimento geral. Ao ter vários profissionais entendendo de  várias funções em uma emergência a empresa sabe; como e a quem recorrer! Job Rotation é uma prática de ganha ganha no seu melhor estado.

Desvantagens do Job Rotation?

Um programa de rotação de funcionários força o colaborador a sair  da zona de conforto e pode  vir a tornar -se muito generalista. Neste ponto que  alguns especialistas de RH criticam o programa pois ele  não proporciona uma formação específica para determinada área e menosprezam a visão mais ampla que o programa proporciona.

Quanto tempo dura um programa de Job Rotation?

Geralmente sua  durabilidade é de 3 a 6 meses. Contudo a ideia  é experimentação, cabe adequações a sua realidade..

Conclusão e bons resultados: 

A ideia de Teambuilding  que é trabalhar a conscientização dos profissionais a respeito da importância e da necessidade do trabalho em equipe, por meio de ações que motivem as pessoas a realizar as atividades diárias e o entendimento da estratégia como um todo.

Oferecer  oportunidades e treinamento é elevar o nível do seu desenvolvimento do Recursos Humanos a um patamar de seriedade e compreensão do importância de cada atividade diária. Os benefícios a longo prazo são notados não só em relação ao trabalho especificado para cada um deles tanto  para  a empresa. Os funcionários criam um senso de responsabilidade e orgulho em suas tarefas executadas, pois sabem do impacto de cada ação na tarefa do outro.

Uma  Learning Organization  criar uma cultura de empresa gerenciada de forma transparente, com gestores que divulgam aquilo que sabem, pedem ajuda quando não sabem e facilitam o aprendizado de seus liderados.O mais  importante  é aprender e ver de uma forma diferente  aquela  atividade  que  você  jamais pensou fazer e  quando um gestor ou líder se coloca na mesma posição de aprendizado, todos saem lucrando a ideia de equipe é reforçada. Um clima de aprendizado e transparência beneficia sempre a todos. A Gestão do Conhecimento é um dos  melhores resultados do Job Rotation

Fortalece e deixa o Enterprise Resource Planning –  ( Planejamento de Recursos Empresariais) ERP mais estratégico e vivo. Em um programa de Job Rotation  o fortalecimento do sistema de informações, cuja função é: armazenar, processar e organizar o conhecimento gerado nos processos organizacionais e assim estabelece relações de referência e ligação entre todas as áreas de uma empresa.

Pensar na  estratégia que engloba várias áreas e  entender a importância da participação de todos para o bom funcionamento do ecossistema  organizacional.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *