Decisões de terceirização: qual o papel da Gestão de Pessoas

Decisões de terceirização: qual o papel da Gestão de Pessoas

Se um alto diretor da sua empresa bater agora na porta da sua sala perguntando se, do ponto de vista da Gestão de Pessoas, é viável estrategicamente a terceirização de alguma atividade do negócio, você saberia o suficiente para respondê-lo?

terceirização

 

De olho nas reformas políticas em votação no Congresso Nacional, decidimos falar essa semana sobre a terceirização. Afinal a atuação do gestor de pessoas não é restrita aos processos do dia a dia, o que torna fundamental entender o impacto de algumas decisões políticas e econômicas no cotidiano das empresas.

Contexto

A terceirização é um dos pontos polêmicos nas reformas em andamento no Brasil. Aprovada e sancionada pelo Governo, a nova lei altera e acrescenta dispositivos à legislação anterior sobre trabalho temporário e terceirizado. Veja abaixo os principais pontos que foram incluídos ou modificados:

Mudanças sobre a terceirização

Para os gestores e diretores, a alteração mais impactante é a possibilidade de terceirizar praticamente todas as atividades da empresa. Por exemplo: uma fabricante de parafusos que terceirizava apenas as atividades-meio do negócio (limpeza, recepção, segurança), agora pode terceirizar também as atividades-fim (fabricação e venda dos parafusos).

Qual deve ser o posicionamento do Gestor de Pessoas?

Orientar as decisões relativas à mão de obra é uma das funções mais importantes da Gestão de Pessoas dentro de uma organização. Por isso é fundamental estar por dentro das decisões que influenciam a economia do nosso país.

No caso da terceirização o profissional de Gestão de Pessoas pode contribuir com as seguintes ações:

 

Este conteúdo foi publicado inicialmente do Blog Ação Gerencial da SelpeAdvisoty. Veja o artigo.

Para maiores informações entre em contato com a nossa equipe por este link.

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *