Tendências de RH para 2018: você não vai querer ficar de fora

Tendências de RH para 2018: você não vai querer ficar de fora

tendências-RH-2018

Está na hora de colocar os planos para o novo ano em prática! Várias áreas de conhecimento evoluíram tecnologicamente e, é claro, que a forma de recrutamento e seleção progrediu também. As tendências de RH em 2018 continuarão se desenvolvendo e sua empresa não pode ficar para trás. Conheça no artigo de hoje as principais mudanças para o próximo ano.

Em 2017, o RH teve grande destaque na cultura corporativa. Isso porque recrutar talentos é o primeiro passo do planejamento de sucesso da empresa. No próximo ano, a tecnologia vai tomar ainda mais conta do processo, seja para encontrar e se conectar com candidatos ou melhorar o compromisso deles por meio de novas ferramentas.

Segundo a Forbes, são essas algumas tendências de RH para 2018:

1. Como buscar candidatos?

A busca por candidatos tende a deixar de ser ativa, ou seja, em 2018, as empresas vão até os candidatos e não o contrário. O uso intenso de redes sociais facilita bastante esse processo, principalmente o LinkedIn e Facebook que são usados em grande escala para isso.

2. Por quê fazer uso da contratação por softskills?

Usando métodos de contratação tradicionais, é inevitável se deixar levar, mesmo que inconscientemente, por alguns fatores como gênero, idade, aparência, raça e forma física. Portanto, em um processo seletivo focado em softskills, bastarão as habilidades, êxitos e experiência do candidato. Alguns softwares de recrutamento, inclusive, já fazem esse tipo de seleção, baseados na cultura, personalidade e motivações.

3. Devo investir em gamification?

A resposta é sim! Como uma grande tendência de RH para 2018, transformar o engajamento em um jogo competitivo com propósitos bem delimitados funciona para diversos efeitos. Essa técnica pode ser usada para aplicar testes de verificação de aptidões e habilidades cognitivas, ajudando o setor de recursos humanos a criar uma base de dados que mapeará as qualidades e pontos a serem desenvolvidos dos candidatos.

4. Experiência ou Conhecimento?

As empresas estão investindo cada vez mais em experiência, não somente em conhecimento. O mercado, em 2018, vai procurar talentos cujo principal valor seja a maneira de pensar e a capacidade de resolver problemas. Ou seja, trabalhadores que agem de forma automática não são os preferidos.

Gostaram das dicas? O ano que passou trouxe, realmente, muitas mudanças nessa área e 2018 promete ainda mais mudanças tecnológicas e vem forte no recrutamento e seleção. Por isso, contar com quem entende do assunto é muito importante. Quer ficar por dentro do mercado de RH em 2018? Assine nossa newsletter e acompanhe o Grupo Selpe nas redes sociais.

4 Replies to “Tendências de RH para 2018: você não vai querer ficar de fora”

    1. Olá, Adriana, que bom que você gostou do nosso artigo!
      Continue acompanhando o nosso blog que vem muito mais conteúdo interessante por aí!

  1. Olá estou usando as informações do blog para meu TCC, onde o tem é as tendências em ferramentas nos processo de recrutamento e seleção, e gostaria de informações sobre a matéria acima, como a data da criação do blog, como dia mês e ano, o responsável pela matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *