Por quais soft skills os recrutadores estão procurando?

Por quais soft skills os recrutadores estão procurando?

Quando você se prepara para o mercado de trabalho ou para uma apresentação a uma oportunidade de emprego certamente reúne um conjunto de habilidades que agregam valor à sua persona naquele local de trabalho. Embora as habilidades técnicas possam variar de acordo com a experiência de trabalho e a educação, uma empresa internacional, a CareerBuilder, relata que 77% dos empregadores já consideram as soft skills mais importantes.

 

 

Afinal, o que são soft skills?

São aquelas habilidades sociais que nós temos e refletem a capacidade de aceitar um feedback, manter tudo organizado, resolver problemas e trabalhar em equipe.

Mesmo que as habilidades técnicas ainda sejam necessárias para conseguir uma entrevista, quem vai garantir que você seja o ideal para vaga – e a vaga ideal para você, claro – é a compatibilidade das habilidades que cada candidato tem com o que a empresa precisa.

O que é considerado uma soft skill?

Então como identificar uma soft skill? Bom, ela tem três características marcantes:

  • São “portáteis” e muito valiosas – São habilidades pessoais, então quando você sai de uma empresa, suas soft skills saem com você – isso pode ser decisivo para seu empregador.
  • Não existe certo ou errado, e sim adequado – A eficiência de uma soft skill vai depender da necessidade dela ou não. Lembra quando falamos de ser o ideal para a oportunidade?! Todas as suas habilidades são valiosas, portanto é necessário encontrar a melhor maneira de aplicá-las.
  • Não é possível dominar uma soft skill – Como elas se concentram em relacionamentos com outros e autogerenciamento não é possível que você domine uma soft skill pois sempre vai estar passando por novos desafios. Vivendo e aprendendo, não é mesmo?!

Como demonstrar as soft skills?

Assim como as habilidades técnicas, é importante descrever também as habilidades sociais. Reserve um espaço no seu currículo para fazer um resumo sobre suas soft skills e não deixe de mencioná-las numa entrevista.

É indispensável que antes de se candidatar para uma oportunidade você procure pelos valores da empresa, que normalmente é encontrado no site. Assim dá pra saber se você tem as características que a empresa preza e busca,em um talento.

Quais habilidades os recrutadores estão procurando?

Aqui listamos algumas habilidades que os recrutadores mais valorizam, mas claro, não são as únicas:

  • Habilidades interpessoais
  • Habilidades de comunicação
  • Autoconsciência
  • Inteligência emocional
  • Adaptabilidade
  • Resolução de problemas
  • Resolução de conflitos

Por fim, não diga apenas que tem as habilidades que a empresa precisa, prove para eles. Prepare-se para o mercado de uma forma eficaz e saiba o suficiente da função que você quer ocupar e quais são os requisitos. Se tem dificuldades com alguma coisa, não tem problema, estamos em constante aprendizado!

Para isso, separamos mais dois conteúdos para te ajudar ainda mais. Leia sobre o que é perfil profissional e qual a importância para o sucesso e sobre o novo mercado de trabalho e o que ele exige.

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