Serviço terceirizado de Recrutamento e seleção pode ajudar a empresa?

Serviço terceirizado de Recrutamento e seleção pode ajudar a empresa?

O processo de captação de novos talentos é complicado em sua empresa? Neste artigo você vai entender como um serviço terceirizado de Recrutamento e seleção melhora os resultados desta atividade.

A função do departamento de RH nas empresas vem se modificando nos últimos anos. O setor vem assumindo um papel cada vez mais estratégico nas organizações, contribuindo para o engajamento dos funcionários, para uma marca empregadora madura e com proposta de valor clara no mercado. No entanto, ainda podemos verificar profissionais com grande demanda operacional dentro dos setores de RH, principalmente aqueles relacionados aos processos de recrutamento e seleção.

Para que a gestão de RH consiga conduzir melhor a administração das rotinas internas e possa se dedicar de fato à gestão de pessoas, muitas empresas vêm investido em um serviço terceirizado de Recrutamento e seleção para a captação de talentos.

Quer saber como o serviço terceirizado de Recrutamento e seleção pode ajudar a sua empresa a ser mais eficiente? Então continue a leitura!

Vantagens de um serviço terceirizado de recrutamento e seleção

 

Redução de custos

Dependendo do porte da sua empresa, o custo pode vir a ser menor ao se optar pelos serviços de recrutamento e seleção terceirizados. Isso porque, como as regras trabalhistas são bastante complexas, elas podem acabar dificultando a organização e logística de algumas companhias.

Para você identificar se o serviço terceirizado de Recrutamento e seleção é uma boa opção para a sua empresa, é importante que você realize uma pesquisa no mercado para saber qual o valor médio para a contratação do serviço terceirizado, além das atuais despesas com os profissionais contratados para o serviço interno e, por fim, os recursos financeiros disponibilizados pela empresa.

Além da redução de gastos, é importante avaliar que o serviço terceirizado possui a tendência de manter os processos tecnologicamente atualizados, com a adoção de softwares capazes de fazer análises complexas e em dia com as muitas alterações legislativas.

Modernização dos processos

A tecnologia tem sido uma importante aliada para os recrutadores: hoje, por exemplo, nas empresas que valorizam contratações eficientes, toda a triagem é feita por meios tecnológicos.

Isso acontece porque existe uma preocupação muito grande em validar competências comportamentais. Sabemos que muitas empresas contratam os funcionários por competências técnicas e os desligam por falhas comportamentais. Sendo assim, verificar se o perfil do candidato está alinhado com a cultura da companhia se tornou imperativo e até mesmo um diferencial competitivo.

Diante dessa realidade, atualizar o RH pode custar caro, já que é algo que exige muita capacitação dos profissionais de recrutamento e seleção. Além disso, com tantos novos softwares e metodologias surgindo, fica difícil para a equipe interna acompanhar todas as tendências e novidades em meio a uma série de obrigações que precisam ser cumpridas.

Valorização do tempo

Para que os colaboradores internos consigam assimilar as inovações, é necessário investir em cursos e treinamentos. Além disso, será preciso que eles passem por um longo período de adaptação — e, nesse intervalo de aprendizagem dos funcionários, é possível que ocorram falhas nos processos de recrutamento e seleção, o que acaba gerando prejuízos para a empresa.

Portanto, a adequação dos processos internos e dos profissionais exige um esforço constante. Em vez disso, esse tempo poderia estar sendo empregado em outras questões mais estratégicas.

Assim, terceirizar é uma solução eficiente, já que uma consultoria de recrutamento e seleção é capaz de fazer contratações atualizadas, poupando o setor dos esforços de adaptação.

Orientação de especialistas

Uma empresa especializada em recrutamento e seleção é formada por profissionais altamente experientes nesse segmento. Isso torna possível que as etapas do processo seletivo sejam conduzidas alinhadas com vários conhecimentos científicos de Recursos Humanos, o que assegura mais qualidade para os resultados.

Outra vantagem é que tais empresas possuem uma visão imparcial, que vai além da cultura da sua empresa. Isso torna possível que a definição do perfil das vagas seja feita de forma mais eficaz, sem análises tendenciosas e centrada nas aptidões apontadas no desenho do cargo. Assim, evita-se que contratações sejam realizadas sem o apuro necessário para formar uma equipe coesa e produtiva.

Assertividade nas contratações

Realizar uma contratação equivocada traz vários prejuízos e uma série de transtornos para qualquer empresa, já que isso acarreta em um aumento nos gastos com rotatividade e com novas seleções (sem contar que ainda será necessário custear treinamento para os novos contratados).

Tais falhas são evitadas quando você recorre a  um serviço terceirizado de Recrutamento e seleção, já que os especialistas são capacitados para eleger apenas os candidatos mais aderentes ao perfil da vaga.

Foco na parte estratégica

Cada vez mais as empresas necessitam de um posicionamento mais estratégico do setor de RH. Seus profissionais devem participar das decisões em reuniões de planejamento e atuar em funções mais alinhadas para o desenvolvimento do negócio, com foco em pessoas.

No entanto, para desenvolver da melhor forma possível esse novo papel, é preciso deixar de lado funções que podem ser terceirizadas. É válido lembrar mais uma vez que os processos de admissão exigem muito tempo e recursos. Assim, ao contar com uma empresa terceirizada, você pode direcionar suas ações com o objetivo de fortalecer o papel estratégico do RH.

Qualificação e a especialização da empresa terceirizada

Ao recorrer à prestação de serviços na área de recrutamento e seleção, é preciso fazer a verificação do nível de qualificação dos profissionais que atuam na empresa terceirizada. Para se destacar, uma boa consultoria de seleção precisa ter um diferencial e agregar valor.

Assim, é importante sempre estar atento à especialização e qualificação dos profissionais que atuam como prestadores de serviços de recrutamento. A qualidade dos candidatos selecionados pela assessoria terceirizada será diretamente proporcional à qualidade e capacitação dos profissionais que fazem parte dela.

Na hora de escolher a prestadora de serviços, avalie o histórico e os clientes que a empresa já atende. Verifique a documentação para ter certeza de que está em ordem e se a terceirizada não enfrenta problemas trabalhistas.

Apostar em serviços de recrutamento e seleção especializados é um diferencial que traz benefícios a curto e médio prazo para a sua organização, agregando mais valor para o setor de RH e facilitando a rotina de seus profissionais, que poderão se dedicar com mais tempo a processos envolvendo a gestão de pessoas.

Se você gostou deste post, continue conosco e entenda também como a terceirização do recrutamento e seleção funciona. Até lá!

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *