Como a satisfação dos seus funcionários pode afetar a produtividade
Como a satisfação dos seus funcionários pode afetar a produtividade

Como a satisfação dos seus funcionários pode afetar a produtividade

como-a-satisfação-pode-afetar-a-produtividade

 

O humor e a produtividade estão entrelaçados, então, afetam a rotina de um negócio. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, influenciando na maneira como cada um age, lida com pressão e enfrenta desafios.

Emoções também podem afetar a capacidade de análise  e como solucionar uma decisão difícil, por isso é tão importante tentar manter uma rotina equilibrada e evitar o stress. As respostas emocionais da equipe podem ter um efeito decisivo em todo o negócio.

Você sabe o que motiva seu time?

Funcionários motivados e realizados são mais felizes, além de mais produtivos. Pessoas com alto nível de engajamento tendem a motivar toda a equipe interagindo positivamente com colegas e clientes, projetam uma carreira na empresa, ou seja, abaixam a taxa de turnover!

Compreender quais as tarefas preferidas, sua forma de relacionar, em qual ambiente organizacional quer atuar e suas motivações pessoais frente ao trabalho são fatores importantes para diagnosticar o nível de compromisso, identificação e satisfação do profissional.

Sua equipe é promotora da marca

Tenha em mente: seus funcionários são os maiores promotores da sua marca, e quando se trata de vendas, a voz e o rosto também. Colaboradores que estão emocionalmente bem espalham uma imagem positiva do compromisso da empresa para com as pessoas.

Ouvir feedbacks da sua equipe também é importante, pois provavelmente tendem a multiplicar a cultura interna nas relações com os clientes. Fique atento ao ambiente organizacional!

Porque a satisfação dos colaboradores é tão importante?

Além de serem os maiores divulgadores da sua marca (nas redes sociais, na rotina de trabalho ou no dia-a-dia), existem outros motivos porque você gostaria de manter toda a sua equipe satisfeita.

Funcionários felizes têm menos chance de sair da sua empresa. A rotatividade de pessoal deve ser a menor possível, pois como você sabe, cada um tem características e experiências únicas que não podem ser substituídas.

O desenvolvimento adequado pode manter a competitividade do seu negócio: um ambiente que atrai funcionários talentosos e lhes permite crescer contribui para o sucesso do seu negócio!

Medir a satisfação dos funcionários e ouvir seus feedbacks pode ajudar a identificar e atuar nos problemas internos também. Envolvendo sua equipe nas tomadas de decisões, você valoriza o trabalho deles e ainda os estimula a serem mais produtivos.

Conheça sua equipe, aumente a satisfação e ganhe em produtividade

Uma vez que as expectativas referentes a descrição de um determinado cargo estejam definidas, torna-se possível identificar se um profissional está alinhado à elas ou não, este é o trabalho da área de recursos humanos (RH) das empresas.

Para maior assertividade nesta análise é importante avaliar o comportamento, as motivações e habilidades de raciocínio do cargo versus o que foi apresentado pelo profissional.

Um recrutamento e seleção tradicional normalmente possui enquanto etapas de um processo seletivo: análise de currículo, entrevista com RH, entrevista com gestor e avaliação psicológica.

Use as ferramentas disponíveis!

Com o AssessFirst somos capazes de realizar um recrutamento preditivo, ou seja, temos a possibilidade de delinear as expectativas da descrição de perfil e compará-las com os resultados dos candidatos em três níveis de análise: comportamental, motivacional e habilidades de raciocínio. E, só depois, convidá-los para uma entrevista presencial para check das competências.

Assim, através do recrutamento preditivo é possível conhecermos um profissional em sua totalidade. E, uma vez que conhecemos quais são seus fatores de engajamento no trabalho e a forma como ele normalmente se comporta, temos a possibilidade de compreender os aspectos que podem promover maior assertividade em um recrutamento e seleção, e os fatores que geram maior engajamento para seu desenvolvimento profissional.

E você, entendeu a importância de motivar seu time? Como dissemos, esse trabalho começa no recrutamento do talento, medindo de a motivação do candidato é compatível com o cargo oferecido.

Isso é possível através do AssessFirst, uma ferramenta francesa que o Grupo Selpe trouxe no Brasil para inovar todo o mercado nacional. Além de recrutamento, esse software ajuda também no desenvolvimento e prospecção do seu time. Entre em contato e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *