Recrutamento preditivo: como usá-lo para preencher cargos-chave?

Recrutamento preditivo: como usá-lo para preencher cargos-chave?

É fato que não existe recrutamento e seleção perfeitos, que conseguem prever com exatidão o comportamento e adequação dos candidatos à sua empresa. Portanto, você precisa escolher uma técnica de recrutamento e seleção que indique o melhor profissional para preenchimento da vaga para garantir o sucesso da sua organização.

Existem diversas técnicas no mercado, mas uma que vem ganhando destaque na atualidade é o recrutamento preditivo. Entenda agora o que é e como implementar esse método na sua empresa.

A importância do recrutamento e seleção

O crescimento da sua empresa depende diretamente do seu time de colaboradores. São eles que geram os resultados e criam o diferencial da sua organização perante o mercado. Portanto, escolher as pessoas certas para preencher suas vagas é essencial para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços e se manter competitivo no mercado.

A contratação de funcionários desalinhados com os seus valores envolve desgastes da equipe de RH e custos financeiros para sua empresa. Isso porque o processo de recrutamento e seleção é complexo, e exige preparação e investimento de tempo e energia dos seus colaboradores. Além disso, a demissão de funcionários e contratação de novos colaboradores envolve despesas relacionadas a encargos trabalhistas e investimento na adaptação do novo colaborador ao trabalho na sua empresa.

Para garantir um processo seletivo de qualidade, é necessário avaliar não só as competências técnicas dos seus candidatos. É essencial avaliar também as competências comportamentais, valores, motivação para o trabalho e adequação do seu perfil à cultura da sua empresa.

Portanto, você precisa escolher uma técnica de recrutamento e seleção que indique o melhor profissional para preenchimento da vaga para garantir o sucesso da sua organização. Existem diversas técnicas no mercado, mas uma que vem ganhando destaque na atualidade é o recrutamento preditivo. Entenda agora o que é e como implementar esse método na sua empresa.

O que é o recrutamento preditivo

Vivemos hoje em um mundo globalizado, no qual grande volume de informações circula a todo momento. Devido a essa situação, muitas empresas passaram a usar esses dados na área de marketing e vendas, conseguindo prever o comportamento dos seus consumidores.

Porém, essa não é a única utilidade da análise de dados para as empresas. O setor de recursos humanos também começou a utilizar essas ferramentas para diversos fins, tentando antever o comportamento dos seus colaboradores dentro da organização.

Da apropriação de ferramentas de análise de dados pelo setor de RH das empresas, surgiu o que chamamos de recrutamento preditivo. Ele é um método de análise de dados recolhidos durante o processo de recrutamento e seleção para criar padrões de comportamento para os candidatos de um processo seletivo. Por meio da interpretação desses padrões, é possível prever o seu comportamento dentro da empresa, caso contratado.

Ou seja, com o recrutamento preditivo você consegue criar um possível cenário futuro utilizando a análise de padrões de comportamento passados, tanto da sua empresa, quanto do candidato.

Dessa forma, você pode antever de maneira mais assertiva o sucesso daquele profissional dentro da sua organização. Para entender melhor, descubra agora como funciona essa análise de dados.

Como funciona

Para identificar o candidato ideal para a sua vaga, ou seja, com maior probabilidade de sucesso dentro da empresa, é necessário utilizar algumas ferramentas para acessar informações centrais sobre cada um. 

Para isso, o recrutamento preditivo junta técnicas relacionadas à Big Data, assim como testes para avaliação das habilidades pessoais, perfil de trabalho, habilidades técnicas e motivações dos candidatos, ou seja, são avaliadas hard skills e soft skills.

Dessa forma, é possível realizar um cruzamento dos dados obtidos dos candidatos com as informações relevantes da sua empresa, como cultura, competências exigidas pelo cargo e forma de trabalho dos seus colaboradores. Com isso, você consegue identificar o melhor candidato para a vaga. 

Os benefícios do recrutamento preditivo

Com esse tipo de análise, você aumenta a assertividade do seu processo seletivo. Por ser um método quantitativo de análise de dados, ele diminui o viés de uma seleção apenas qualitativa, baseada unicamente nas observações da sua equipe de gestão de pessoas.

Além disso, ele gera insumos para uma tomada de decisão mais consciente por parte da equipe e dos gestores. Dessa forma, você ganha qualidade e agilidade no seu processo seletivo. O recrutamento preditivo também aumenta as suas chances de contratar colaboradores alinhados aos valores da sua empresa.

Como implementar

As ferramentas utilizadas para um recrutamento preditivo podem ser implementadas em diversos momentos do seu processo seletivo. Você pode utilizá-lo para identificar profissionais com o perfil desejado e entrar em contato diretamente com eles antes mesmo de divulgar a sua vaga para outras pessoas.

Você também pode utilizar o recrutamento preditivo para identificar padrões de comportamento de candidatos que não se encaixam no perfil desejado. Assim, você consegue eliminar essas pessoas antes mesmo de iniciar a fase de dinâmica de grupo ou entrevistas com os outros candidatos.

Além disso, com o recrutamento preditivo, você consegue analisar além dos currículos recebidos e identificar os perfis que estão mais próximos e mais distantes do desejado. Você também pode utilizar essa técnica para encontrar profissionais semelhantes aos seus melhores colaboradores.

Porém, o recrutamento preditivo é uma técnica complexa, que exige a utilização de diversas ferramentas com as quais os seus colaboradores podem não estar familiarizados. O AssessFirst, por exemplo, é uma ferramenta simples de usar e que avalia as soft skills do seu candidato, fazendo o match da pessoa com a vaga e com a cultura da empresa! Dessa forma, para conduzir um projeto de recrutamento preditivo da melhor forma possível, pode ser interessante entrar em contato com empresas que são especialistas no assunto. 

Esse tipo de consultoria vai te ajudar a utilizar essa ferramenta da melhor forma possível, possibilitando melhores resultados. Tudo isso, para que você contrate o talento certo para a sua empresa!

Portanto, agora que você já entende melhor o que é o recrutamento preditivo, o que você está esperando para começar a utilizá-lo em sua empresa? Assim, você tem acesso a um processo seletivo mais assertivo e com maior probabilidade de encontrar os melhores talentos para a sua organização. 

E, para saber mais sobre como podemos te ajudar na implementação dessa técnica na sua empresa, entre em contato com o Grupo Selpe. Nós temos as melhores soluções em recrutamento e seleção para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *