Quer diminuir o stress? Seja mais engajado no trabalho
Quer diminuir o stress? Seja mais engajado no trabalho!

Quer diminuir o stress? Seja mais engajado no trabalho!

quer-diminuir-o-stress

Sim, é isso mesmo que você leu. Para diminuir o stress, é necessário estar mais engajado no trabalho. Não sabe como fazer isso? Bom, seus problemas acabaram! Continue a leitura e descubra várias dicas e informações incríveis para você e sua equipe também! Sim, é isso mesmo que você leu. Para diminuir o stress, é necessário estar mais engajado no trabalho. Não sabe como fazer isso? Bom, seus problemas acabaram! Continue a leitura e descubra várias dicas e informações incríveis para você e sua equipe também!

O que é o stress?

O stress é reconhecido como a doença do século pelas Nações Unidas em escala global. De acordo com a organização de saúde mundial, pelo menos 25% de toda a população vai experimentar sintomas de stress pelo menos uma vez na vida.

Então, o stress no trabalho pode ser causado por vários fatores, como a falta de desenvolvimento e de reconhecimento, que trazem problemas como insatisfação, indiferença, apatia e irritação.

O funcionário deve ter sua saúde protegida e estar engajado em comportamentos que diminuam as causas dessa doença, porque isso também afeta sua performance no trabalho. Se as condições do ambiente empresarial não forem adequadas, pode gerar ou até mesmo agravar o stress tanto físico quanto psicológico.

O que dizem as pesquisas?

Um estudo do Instituto americano Limeade revelou uma correlação entre engajamento e trabalho. Aqueles colaboradores que estavam altamente envolvidos com as atividades apresentaram baixo nível de stress, enquanto os pouco envolvidos relataram estar mais estressados.

Já escrevemos um artigo sobre como motivar os funcionários e esse é o ponto chave para diminuir o stress em sua equipe. Mas não pense que é só papel do superior não, cada um tem que fazer sua parte e cobrar de seus líderes um briefing antes de cada tarefa, para entender como, porque e para quem ela será realizada.

O envolvimento afeta positivamente vários outros aspectos relacionados ao trabalho, incluindo motivação, uso do tempo, comportamento de cidadania organizacional e absenteísmo, de acordo com a pesquisa. Um dado muito interessante, também, é que aqueles que estão mais engajados com o ambiente se preocupam mais com a questão empresarial.

A liderança deve engajar sua equipe

Os líderes têm que trabalhar constantemente para construir o envolvimento dos funcionários, criando confiança, conectando os objetivos individuais e empresariais, apoiando o equilíbrio entre trabalho e vida familiar e envolvendo as pessoas em decisões que as afetam.

Nesse estudo, ainda, foi revelado que o stress está mais relacionado ao tempo e à velocidade para realizar o trabalho do que não possuir habilidades e autonomia em tomar uma decisão sobre a tarefa.

Portanto, se o seu líder ainda não faz esse compromisso com os colaboradores e ignora os estressores do local de trabalho, que prejudicam o engajamento, ele dificulta a continuidade do trabalho de forma eficaz. Conhece alguém nessa situação? Conte o que está aprendendo nesse texto, tenho certeza que o seu relacionamento com esse líder vai melhorar e você ajuda a diminuir o stress de todos!

E, para você que é líder, aqui vão algumas dicas de como você pode engajar seus colaboradores e diminuir o stress:

• Forneça uma oportunidade para inovar, incentive a ter ideias sobre melhorias de processos e produtos;

• Amplie a rede da equipe, deixe que as pessoas aprendam diferentes funções para obter novas perspectivas;

• Se for possível, institua o horário flexível, é uma prática que está sendo adotada em várias empresas atualmente;

• Apoie o crescimento pessoal e profissional.

Uma organização que combina, conscientemente, o alto envolvimento dos funcionários com desenvolvimento e energia, abre as portas para um desempenho crescente significativo. Por outro lado, em um mundo onde as pessoas estão dispersas, às vezes isoladas, trabalhando muitas horas e estressadas, o stress resultante pode desinflar o engajamento, diminuir a capacitação e esgotar a energia.

Não deixe seus colaboradores desmotivados

O stress ocupacional está associado a insatisfação, demanda excessiva no trabalho e alguns fatores pessoais. Eles podem reduzir o desempenho no trabalho e até predispor os trabalhadores a várias doenças. Para diminuir o stress é necessário engajamento, o que pode gerar maior satisfação pessoal e profissional. A maneira como o indivíduo lida com suas frustrações, ou melhor, o envolvimento no trabalho, está associado ao stress ocupacional.

E você, já se estressou no trabalho? Vale lembrar que o engajamento não é papel só do líder, mas também do funcionário. Tem que estar disposto a se envolver com o trabalho e desenvolver habilidades que, às vezes, você nem percebe que tem. Para ajudar nisso, leia nosso artigo sobre 14 hábitos para melhorar o seu relacionamento pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *