Qual a importância do Assessment para o Sucesso do Negócio?

Qual a importância do Assessment para o Sucesso do Negócio?

qual-a-importancia-do-assessment

As organizações que se destacam no cenário atual são aquelas que sabem gerir e valorizar seus colaboradores. Para isso, fazer mapeamentos para sistematizar métodos e coleta de dados padronizados para se avaliar Conhecimento, Qualificação e Competências de um profissional é necessário para manter a harmonia do ambiente de trabalho.

Existem vários métodos para isso, e nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o Assessment, o método que está sendo bastante explorado pelo RH, o que é, como ele funciona e quais áreas ele abrange. Boa leitura!

O que é?

O Assessment, palavra em inglês que significa avaliação, atualmente está sendo utilizado como forma de gestão profissional. É considerado uma ferramenta estratégica para desenvolvimento das empresas que mais crescem na atualidade, porque é uma adição valiosa que oferece um conjunto de dados sobre como identificar e qualificar talentos alinhados à visão de futuro e objetivos estratégicos.

As Avaliações foram consistentemente percebidas como a melhor forma de prever o potencial de uma pessoa e são um meio de reunir informações sobre os atributos de uma equipe em condições padronizadas, de acordo com uma função específica ou almejada.

O Assessment usa critérios e ferramentas baseados em várias análises e estudos, por isso possui grande validade. O processo de desenvolvimento e aplicação deve ser feito por profissionais, como os da Selpe Advisory, que estudam a cadeia de valor da Organização, sua Missão, Visão e Valores para contextualizar a necessidade da empresa com as características principais de um indivíduo.

Como surgiu?

Essa prática surgiu com o exército alemão, após a Segunda Guerra Mundial, em que foram adotados métodos desenvolvidos por psicólogos para selecionar novos soldados por meio de testes, simulações e vários exercícios que avaliavam o potencial. A primeira empresa a usar esse método foi a americana AT & T, que trouxe a prática para o mundo corporativo ao usá-la para avaliar e desenvolver talentos para seus cargos gerenciais.

Qual o objetivo?

O objetivo da Avaliação é assegurar que os profissionais não só entreguem as atividades da posição e atinjam os contratos de resultados, mas também se engajem no ambiente de trabalho. Claramente, é vital que um profissional se adapte à cultura da empresa, trabalhe bem com outras pessoas, possa lidar com o estresse e com as demandas intelectuais do trabalho.

Também é usado para gerar dados para tomar decisões estratégicas, como desenvolvimento e processos de carreira e sucessão. Essas avaliações fornecem informações importantes além do conhecimento e habilidades de uma pessoa, mas também sua atitude comportamental.

Do ponto de vista da organização, o processo fornece informações sobre o conjunto de habilidades e de áreas que precisam de estímulo ao funcionário, e para ele é uma oportunidade de entender sua própria força e área de desenvolvimento. Essas avaliações funcionam para dar uma imagem objetiva e completa para o planejamento de curto e longo prazo.

Como parte de seu repertório de soluções de RH, os especialistas em Assessment agregam valor significativo às práticas do negócio, tendo em vista que o desenvolvimento das pessoas apoia o atingimento de todos os objetivos e metas planejados.

O que é necessário?

Um dos primeiros requisitos para um modelo de avaliação bem-sucedido é uma abordagem inovadora com metodologia sólida e tecnologia aplicada. Os instrumentos devem ser planejados e personalizados para cada tipo de negócio, cultura, cliente ou trabalho. O foco deve ser em aplicações validadas, resultados confiáveis e analisados de maneira imparcial.

O suporte profissional e a atenção pessoal contribuem para o processo de avaliação. As oficinas de avaliação devem ser geridas por profissionais qualificados que possam facilitar indivíduos ou grupos. Sempre é uma boa ideia quando os profissionais oferecem relatórios com notas para desenvolvimento adicionais para garantir o apoio contínuo e monitoramento de indivíduos avaliados.

Por que é importante realizar Avalições Estratégicas?

O processo do Assessment é dividido em práticas como testes, entrevistas, exercícios ou questionários que medem construções cognitivas, comportamentais e de personalidade de um indivíduo, juntamente com habilidades, valores, interesses e preferências confrontando com as competências esperadas para o negócio.

Uma vez que estes são medidos, podem ser tomadas decisões sobre a compatibilidade de uma pessoa para um cargo, direção da carreira, necessidade de desenvolvimento e quão bem o profissional cabe dentro de uma empresa e sua cultura.

Métodos eficazes de Assessment baseados em Potencial e Performance fornecem a vantagem extra para:

  1. Avaliar o talento, as habilidades e a performance;
  2. Fornecer informações estratégicas para estabelecer um ciclo profissional de carreira e sucessão;
  3. Avaliar o estilo de comportamento para prever possíveis comportamentos;
  4. Medir a capacidade intelectual para o pensamento e raciocínio lógicos;
  5. Determinar ou confirmar a competência para um determinado trabalho;
  6. Comparar objetivamente o desempenho e os atributos ao decidir entre dois ou mais candidatos à promoção igualmente adequados;
  7. Economizar tempo e dinheiro. O custo de recontratação e treinamento de colaboradores incompatíveis supera, em muito, o custo inicial de avaliar as pessoas.

Palavra da Especialista:

“A Gestão de Pessoas quando gerida de forma estratégica, identifica as competências instaladas e de futuro, que darão suporte para atingir a visão do negócio no médio e longo prazos. A ferramenta de Assessment é a mais adequada para mapear competências e identificar lacunas no nível do indivíduo e gerar dados agrupados por meio de métricas para entendimento de toda a organização. Posteriormente, planejar as ações de desenvolvimento organizacional e de pessoas, tendo em vista duas dimensões alvo: Performance e Potencial, deve ser o foco de um RH que se propõe a gerar resultados.”

Luciana Ferraz, Diretora Selpe Advisory

Ficou interessado em obter uma consultoria sobre o mapeamento de competências críticas e relatório completo sobre a performance potencial da sua empresa? Entre em contato com o serviço especializado do Grupo Selpe, o Selpe Advisory. Acesse nosso site e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *