Quais características comportamentais devem ser exigidas de um profissional?
Quais características comportamentais devem ser exigidas de um profissional?

Quais características comportamentais devem ser exigidas de um profissional?

Você já deve ter percebido que apenas a avaliação de competências técnicas não garante que o seu colaborador tenha um bom rendimento na empresa. Isso acontece porque, além de ter que saber como realizar determinada tarefa, os profissionais devem ter características para efetivamente colocar esse conhecimento em prática de forma a impactar positivamente a organização.

Essas competências são as chamadas características comportamentais. Elas são um grupo de traços individuais que refletem na forma como o profissional pensa, sente e age dentro da sua organização. Cada empresa tem uma necessidade de profissionais com características comportamentais específicas, dependendo dos seus valores, objetivos a longo prazo e perfil de colaboradores.

Porém, existem algumas competências que trazem diversas vantagens para a organização, independentemente das suas necessidades atuais. Descubra agora quais são elas!

Relacionamento interpessoal

Dificilmente um profissional consegue trabalhar totalmente sozinho. Em uma empresa, é essencial que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento entre si e saibam trabalhar em equipe.

Portanto, na hora de escolher um profissional para a sua empresa, é importante garantir que ele tenha uma boa capacidade de relacionamento interpessoal. Ele precisa saber entender as necessidades dos seus colegas e formar relações positivas e produtivas, assim como conseguir trabalhar bem em grupo.

Capacidade de comunicação e negociação

Um profissional que tem boas ideias mas não sabe como comunicá-las aos outros não consegue colocá-las em prática. Dessa forma, independentemente da função do seu colaborador, é essencial que ele saiba organizar conceito, passá-los às pessoas de maneira simples e argumentar a favor das suas ideias.

Além disso, ele deve saber dar repasses sobre o trabalho dos seus colegas de maneira assertiva, para que isso gere impactos positivos na organização. Essa característica pode ser desenvolvida por meio de treinamentos como, por exemplo, capacitação para feedback.

Saber receber feedback

Além de saber como transmitir suas ideias, o profissional precisa saber receber feedback dos seus líderes e colegas de trabalho e agir de forma a corrigir as falhas apontadas. Dessa forma, ele consegue se desenvolver e alinhar os objetivos das organizações por meio do direcionamento dado pelos seus colegas de trabalho.

Essa característica também pode ser desenvolvida por meio de treinamentos específicos nos quais você deixe claro para os seus colaboradores o papel do feedback na empresa e a melhor forma de reagir a eles.

Busca e compartilhamento de conhecimento

O mercado exige constante atualização dos profissionais para que eles possam contribuir de maneira mais efetiva para o crescimento da empresa a longo prazo. É possível notar essa característica comportamental nos profissionais que realizam cursos e atualizações com frequência, assim como naqueles que estão sempre em busca de desafios que proporcionem desenvolvimento pessoal e profissional.

Além disso, é essencial que esses profissionais estejam dispostos e capacitados para compartilhar os seus aprendizados com os colegas de trabalho. O desenvolvimento colaborativo potencializa os resultados individuais dos seus colaboradores, assim como da empresa como um todo.

Visão sistêmica

Bons profissionais não se limitam ao entendimento profundo das suas funções específicas. Para realmente impactar de maneira positiva os resultados da sua organização, é essencial que o seu colaborador tenha noção do impacto das suas ações nos objetivos estratégicos da organização, assim como no trabalho das outras equipes da empresa.

Além disso, o profissional precisa ter consciência do mercado no qual a empresa está inserida, seus pontos fortes e fracos e seu diferencial. Dessa forma, ele consegue realizar suas tarefas de maneira mais alinhada ao crescimento da organização como um todo, melhorando o seu posicionamento no mercado.

Flexibilidade

O mercado está em constante transformação e, para se manter competitiva, a empresa também precisa realizar mudanças internas periodicamente. Dessa forma, é essencial que os seus colaboradores saibam se adaptar a essas transformações, conseguindo atuar e gerar resultados de qualidade em diversos cenários.

Desenvolver flexibilidade nos seus colaboradores faz com que a sua empresa se transforme em uma organização mais dinâmica e adaptável a diversas situações. Portanto, mostre aos seus colaboradores os impactos positivos de cada uma das mudanças propostas na sua organização. Também crie metas e desafie de forma diferente os seus funcionários para que eles comecem a se adaptar a mudanças e se tornem mais flexíveis.

Conhecimento intrapessoal

É essencial que os profissionais se conheçam com profundidade, tendo clareza sobre os seus pontos fortes e fracos, assim como a sua melhor forma de trabalhar. Dessa forma o seu colaborador sabe exatamente quais os pontos que precisa investir para se desenvolver.

Ele também tem maior coerência entre o que ele fala e sente e o que ele realmente faz. Assim, o autoconhecimento é essencial para que os seus colaboradores tenham os melhores resultados dentro da sua organização.

Para desenvolvê-lo é necessário realizar atividades que motivem os profissionais a entrarem em contato com eles mesmos, suas características pessoais, feedback recebido ao longo do tempo e suas motivações e aspirações internas. Com isso, eles desenvolvem, cada vez mais, a sua consciência interpessoal.

Resiliência

Obstáculos e desafios também são elementos comuns a todas as empresas, independentemente do seu ramo de atuação. Dessa forma, os profissionais precisam estar preparados para encarar os obstáculos com otimismo e resiliência e não desistir diante das adversidades, perseguindo seus objetivos de forma persistente.

Por isso, é essencial buscar essa característica nos profissionais da sua organização. Profissionais resilientes, além de trabalharem na busca de soluções para os problemas encontrados, motivam e inspiram os seus colegas de trabalho a também perseguirem suas metas com persistência.

Criatividade

É essencial ter profissionais criativos e que ‘pensam fora da caixa’ na sua empresa. Dessa forma eles conseguem encontrar soluções inovadoras para os problemas dentro e fora da sua área de atuação.

Além disso, profissionais criativos são mais propensos a encontrar brechas no mercado de forma a criar diferencial para a sua organização. Com isso, você aumenta os resultados da empresa como um todo e garante o seu crescimento a longo prazo.

Portanto, busque ir além das competências técnicas dos seus colaboradores e candidatos de processos seletivos. As características comportamentais também são essenciais para garantir que os profissionais gerem resultados e estejam alinhados à cultura e ao planejamento estratégico da sua organização.

E, para saber mais como atrair os melhores profissionais para cargos de liderança e contratar bons gestores para a sua empresa, leia nosso outro artigo! Nele te explicamos tudo sobre a contratação de gestores e preenchimento de cargos de liderança!

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