Guia completo: entenda por que as pessoas pedem demissão

Guia completo: entenda por que as pessoas pedem demissão

A maioria dos gestores de empresa se perguntas por que as pessoas pedem demissão. Esse questionamento faz parte do cotidiano de reuniões do RH e normalmente, tira o sono de quem administra um negócio.

Guia-completo:-o-verdadeiro-porquê-de-as-pessoas-pedirem-demissão-e-como-reter-os-melhores-talentos

Há uma série de fatores que levam uma pessoa a pedir demissão. Pode ser por salário considerado baixo, benefícios inexistentes, horas, localização e falta de interesse no que está fazendo, mas sem dúvidas o campeão é devido ao relacionamento com o chefe.

Por isso tem um ditado popular que diz: as pessoas não pedem demissão do emprego, pedem demissão do chefe. Mas, mais do que isso, esse artigo é um guia completo sobre os motivos que leva as pessoas a pedirem demissão e como reter novos talentos e várias dicas sobre como reduzir o turnover e manter a empresa sempre em desenvolvimento.

Você já ouviu alguém reclamando porque aquele ótimo funcionário pediu demissão ou sobre como ele fará falta para a empresa? Os gerentes não gostam de perder talentos, mas as vezes não estão dando atenção necessária que eles merecem. Vamos entender a seguir por que as pessoas pedem demissão:

Afinal, por que as pessoas pedem demissão?

Excesso de trabalho

Sim, esse é um dos principais fatores que atrapalha inclusive o rendimento final do trabalho. Os chefes abusam dos principais talentos que têm e os delegam mais tarefas do que eles realmente conseguem realizar, sem ter nenhum bônus por isso. Assim, ficam sobrecarregados, o trabalho não é entregue tão bem feito quanto antes e pode gerar até frustração para a pessoa.

Ao aumentar as tarefas, o funcionário vai esperar também algum bônus ou promoção. Se você delega serviços que o exigem mais que a função atual que ele está, com certeza ele vai procurar outro lugar que o valorize melhor. O essencial é que as tarefas sejam delegadas na medida certa e de forma efetiva.

Falta de atenção

As empresas de hoje estão preocupadas com chefes que são líderes de verdade, que se importam além do profissional, mas também do pessoal dos seus funcionários. Eles sabem compartilhar do sucesso, simpatizar com os momentos difíceis e a hora certa de desafiar alguém. É impossível passar 8 horas por dia – ou mais – na presença de um chefe que não se importa.

E pior que não dar atenção, é frustrar os funcionários com promessas que não serão realizadas ou com metas que são impossíveis de serem batidas. E se o chefe não honra seus compromissos, como os funcionários serão incentivados a cumprir?

Falta de desenvolvimento das habilidades

O RH faz um grande trabalho para captar o melhor talento, aquele com as habilidades certas e paixão para descobrir o novo, para aprender. O mau chefe trava esse desenvolvimento e cria um trabalhador alienado e robótico. Fornecer oportunidades para esses talentos seguirem suas paixões e se desenvolverem é um caminho para aumentar a produtividade e satisfação no trabalho.

Além disso, é necessário um feedback periódico, em que esse funcionário receberá um retorno de todas as suas ações, boas ou ruins, e saberá o que fazer a seguir. Se um chefe não fizer isso, os talentos ficaram entediados e complacentes, e acabarão por pedirem demissão.

Não adianta se enganar e pensar que aquelas pessoas ficarão ali para sempre porque o mercado de trabalho está difícil. Não é bem assim. Para funcionários talentosos, as empresas estão sempre de portas abertas, afinal, quem não quer ter um talento inspirado para alcançar sucesso?!

Se você quiser manter seus funcionários, é hora de prestar mais atenção à forma como você projeta o trabalho. A maioria das empresas cria empregos que prendem talentos em cápsulas, e como mencionamos anteriormente, isso não é saudável para o colaborador nem para a empresa.

Os gerentes que são verdadeiros líderes podem desempenhar um papel importante na concepção de empregos motivadores e significativos. Os melhores se esforçam para ajudar as pessoas a trabalhar e eles gostam, mesmo que isso signifique sair da zona de conforto onde eles estão se destacando.

Então, agora que você sabe por que as pessoas pedem demissão, vamos falar como você pode fazer para reter os melhores talentos na sua empresa e é claro, em constante evolução.

Por que as pessoas pedem demissão: como evitar?

Valorize seus funcionários

Lembra que nós falamos sobre ter empatia e não frustrar as pessoas que trabalham com você? Sim, isso faz parte do processo de valorização pessoal. A cultura empresarial deve abraçar os colaboradores como o patrimônio mais valioso da organização, e orientar os líderes a delegar o devido valor para quem trabalha com ele.

Quando seus funcionários estiverem recebendo importância semelhante à dos clientes que eles atendem, o serviço será muito mais fluido e produtivo, além de manter seu pessoal contente com aquele emprego que tem.

Conduza as pessoas e as envolva nos processos

A liderança é vital para a entrega de resultados. Acredite, faz muita diferença quando alguém faz uma tarefa sabendo seu contexto e que está inserido naquela realidade ali. Comunique-se de forma clara e defina as prioridades e objetivos finais, mantenha sua equipe engajada e todos por dentro das informações necessárias.

Assim, seus funcionários saberão como estão contribuindo para o sucesso da equipe e da organização, a confiança é construída e os funcionários se sentem mais valorizados. Eles sabem que aquele serviço está fazendo a diferença.

Garanta aprendizagem e desenvolvimento

As organizações que mais retém talentos são aquelas que investem em desenvolvimento pessoal. Oferecem oportunidades de crescimento e aprendizagem com cursos, treinamentos e até desafios propostos pelo líder. Sabem dar feedbacks, então os funcionários sabem onde se dedicar mais e fazer esforços de melhoria.

Talentos são captados cheios de expectativas e energia para usar no desenvolvimento do trabalho. Como falamos, o porquê de as pessoas pedirem demissão na maioria dos casos está ligado à má gestão de pessoas, e cabe aos gerentes conceber empregos que são bons demais para sair.

Grandes líderes  abrem portas para tarefas significativas e oportunidades de aprendizado, permitem que seu pessoal seja energizado por seus projetos para executar o melhor e avançar profissionalmente sem dar passos para trás.

Quando você tem um gerente que se preocupa com a felicidade, sucesso, carreira e vida dos funcionários, acaba produzindo um trabalho melhor e é difícil imaginar trabalhar em outro lugar.

E aí, o que achou da leitura? Agora que você sabe por que as pessoas pedem demissão, está disposta a alterar algumas rotinas?

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *