Perfil digital: cuide da sua presença online!

Perfil digital: cuide da sua presença online!

cuidando-do-seu-perfil-digital

Já ouviu falar em perfil digital? Hoje em dia a presença pessoal se confunde com a online, o que facilita alguns processos, deixam algumas impressões e exige muito cuidado também. Se está na rede, mesmo com a opção de apagar, você não pode controlar quem tem ou já teve acesso.

O mundo gira em torno de conexões e, de alguma forma, o que foi postado por alguém de qualquer nível profissional pode chegar aos olhos e ouvidos dos seus colegas de trabalho, clientes, concorrente e até seu chefe.

O seu perfil digital, em qualquer rede social, diz muito sobre quem você é, seus hábitos e pode ser um diferencial na hora de um processo seletivo. Acompanhe o artigo para saber mais como zelar pela sua reputação online!

As redes sociais são públicas

Desde redes mais informais como o twitter, imagéticas como o instagram, YouTube, Facebook e a considerada profissional LinkedIn, todas são de domínio público, ou seja, qualquer um pode ter acesso.

Tudo que você faz online deixa rastros da sua atividade. Todos os dias os usuários de redes sociais alimentam uma apresentação pública do que são ou do que pretendem ser. É como se estivesse em um enorme auditório falando em um sistema onde o resto do mundo pode gravar e re-distribuir tudo que é falado.

Dica: já que está postando para tantas pessoas, então tenha certeza que o conteúdo é relevante, envolvente e positivo para formar a melhor imagem de si.

Como investir no perfil digital?

Bom, como toda boa estratégia, não pode começar sem planejamento. Tente pensar em respostas para perguntas como: qual o objetivo? Em quais canais eu vou investir? Quais habilidades são necessárias para a criação e atualização?

Com as respostas em mãos, é hora de começar a praticar. Quando você cria um perfil digital, o objetivo principal é se destacar na multidão. Usar a comunicação e a presença online para ser visto por outras pessoas.

Onde “hospedar” o meu perfil?

A grande plataforma de redes sociais oferece muitas possibilidades para seu perfil digital prosperar. Além de serem bastante intuitivas, redes como Facebook, Instagram e LinkedIn podem te manter mais perto de pessoas influentes e conteúdo que te interesse.

Comece a compartilhar assuntos relevantes e pensamentos próprios também. Seja consistente e comece a abordar diferentes assuntos que estão em alta no mercado onde você gostaria de se inserir ou progredir.

Sobre o que publicar?

Falamos sobre publicar conteúdo relevante, mas o que é isso? São assuntos dos quais você gosta, com os quais se sente confortável e feliz falando sobre. Não há motivos para compartilhar conteúdos que você não acha interessante, pois isso só vai atrair pessoas que podem não interessar também.

Ao criar um perfil pessoal com a sua cara, você vai fazer conexões na sua área de trabalho, aprender mais acessando textos que realmente te interessam e abrir oportunidades para trabalhar nas coisas que te fazem realmente feliz.

Conclusão

Criar um perfil pessoal e cuidar da reputação online exige paciência. Nutrir essas redes demanda trabalho, mas como explicamos, é um trabalho que será recompensado. Você deve estar disposto a ampliar seu networking, enriquecer seus conhecimentos e expor suas opiniões.

Você gosta dos conteúdos do Grupo Selpe? Então, assim que criar seu perfil digital pode ter acesso a vários conteúdos relevantes como esse seguindo nosso Instagram, Facebook e LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *