Entenda como usar People Analytics para recrutamento e seleção

Entenda como usar People Analytics para recrutamento e seleção

Quando falamos em processos pertencentes ao setor de Recursos Humanos, não há como deixar de lado a importância do People Analytics para recrutamento e seleção. Essa metodologia faz parte das inovações que estão ao alcance dos profissionais de RH e é importante para otimizar processos seletivos, fornecendo dados para basear cada tomada de decisão.

O que é People analytics?

O People Analytics é a metodologia que permite a coleta, gestão e  análise de dados referente às pessoas, no caso dos profissionais que atuam no negócio ou que almejam uma vaga em alguma equipe da empresa.

Por meio dos dados recolhidos de fontes como redes sociais, histórico de navegação na internet, BigData e outras origens de informações digitais, é possível entender o comportamento, avaliar características que se repetem e definir tendências, servindo de base para a tomada de decisões dos responsáveis pela Gestão de Pessoas.

Na hora de aumentar a produtividade do negócio, melhorar o engajamento dos profissionais com a empresa, reter e buscar talentos, contar com dados sobre as ações digitais é indispensável para uma compreensão do indivíduo, tornando possível uma comparação com a cultura da empresa.

De uma forma geral, podemos dizer que o papel do People Analytics para recrutamento e seleção está relacionado com o aumento da assertividade e a consolidação do RH como um setor estratégico dentro da empresa.

Entenda como usar People analytics para recrutamento e seleção

 

É possível usar People Analytics para Recrutamento e Seleção?

O conhecimento é essencial para o sucesso de uma seleção de candidatos, de uma forma que quanto maior o volume de informações que o profissional do RH possui sobre o profissional, maior será a chance de colocar a pessoa certa no lugar certo dentro de uma empresa.

Usar o People Analytics para Recrutamento e Seleção é justamente a solução para empoderar o RH com mais informações sobre o candidato, fornecendo dados sobre seus comportamentos na web. Essas informações podem dizer se determinado profissional se enquadra ou não no perfil criado para a vaga.

A análise de um candidato, quando realizada com a ajuda de People Analytics, é realizada de forma mais profunda e assertiva, pois tem como base os dados fornecidos pelo próprio enquanto navega pela internet. Em outras palavras, podemos dizer que é o método de conhecer o profissional além das informações apresentadas nos currículos enviados.

Como colocar em prática o People Analytics para recrutamento e seleção?

Se a sua empresa está começando a descobrir as vantagens das inovações para os processos de RH é fundamental contar com conhecimento e ferramentas para auxiliar em cada atividade. Assim, será possível capturar corretamente os dados e desenvolver análises, com o objetivo de melhorar a otimizar cada rotina.

O Recrutamento Inteligente é uma plataforma que permite a utilização de inteligencia e tecnologia para o gerenciamento completo de todos os processos de Recrutamento e Seleção.

Além disso, o Assessfist é a uma ferramenta de análise de dados para recrutar, desenvolver e engajar talentos e colaboradores. Com o AF é possível recolher uma grande quantidade de dados dos candidatos, analisando os comportamentos, competências e potencial, encontrando o melhor profissional para cada vaga e setor da sua empresa.

O Grupo Selpe é o responsável por trazer essa ferramenta para o Brasil, alinhando a experiência de mais 50 anos em processos de Recursos Humanos com a inovação disponível para as atividades do setor.

Está preparado para usar People Analytics para recrutamento e seleção? Entre em contato e descubra uma solução para começar a ter resultados melhores.

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *