O papel do RH na reestruturação dos negócios

O papel do RH na reestruturação dos negócios

O RH assume uma grande responsabilidade na hora de reestruturar empresas, conquistar mercado e melhorar os resultados. Entenda mais ao longo deste post.

Como líder de uma empresa, você está sempre se atualizando e por isso a forma de trabalho da sua equipe está também em constante mudança. Mas não pense que mudança é sinônimo de algo ruim, ela vem para ajudar na reestruturação dos negócios.

As prioridades mudam, novos programas surgem, a eficácia organizacional deve sempre estar evoluindo e a estratégia também. Uma reorganização bem-sucedida precisa de preparação e planejamento, além de serviços de suporte para o avanço de metas.

RH-reestruturacao-dos-negocios

 

Qual o papel do RH?

O mercado está cada vez mais complexo e exigente, então é fundamental que o departamento de Recursos Humanos esteja envolvido desde o planejamento até a execução de alterações na estrutura organizacional.

Essas alterações podem resultar em novas posições, o que exigiria promoção, desenvolvimento e treinamento de equipe, e também em requisitos dos cargos, modificando as relações de tarefas para cada um.

Mudanças nas relações trabalhistas

Como dissemos anteriormente, principalmente quando a reestruturação dos negócios vão afetar diretamente o quadro de colaboradores, é essencial envolver o RH para planejar uma estratégia construída em conjunto.

Mudanças na sua equipe podem trazer preocupações como mudanças de cargos, unidades e tarefas, além da obrigação de negociar sobre questões associadas a mudanças nos salários, horas e condições de trabalho na organização. Um consultor de RH vai ajudar você a identificar, entender e planejar possíveis problemas que possam surgir.

Fatores que devem ser considerados na reestruturação dos negócios

A influência do departamento de recursos humanos na elaboração de tarefas, atribuições e treinamento pode ter um impacto duradouro no sucesso estratégico da nova estrutura organizacional. Veja em quais tarefas o RH pode te ajudar:

Características da força de trabalho

Para desenvolver a estratégia, o proprietário deve considerar a posição competitiva da empresa, incluindo os pontos fortes e fracos dos funcionários. O RH fornece ao proprietário uma avaliação do local de trabalho.

Um inventário completo das habilidades dos funcionários e outras características, como talento, rotatividade, educação e experiência. O inventário é comparado com as estratégias em consideração para calcular quão bem a força de trabalho da empresa pode executá-las.

Estrutura organizacional

A estrutura organizacional determina o escopo do trabalho, os relacionamentos de trabalho e o compartilhamento de recursos, de modo que tem um profundo impacto sobre como os negócios são feitos. Manter a estratégia da empresa no centro das decisões estruturais permite que o RH faça as melhores escolhas.

Projeto de trabalho

O RH deve reavaliar as tarefas e fluxos de trabalho necessários para efetivamente fazer negócios e compará-los aos trabalhos e processos existentes da organização. As posições podem permanecer as mesmas, mudar ou ser removidas.

Algumas tarefas podem exigir novas posições. Considerações ao projetar cargos incluem quão especializado um trabalho deve ser, quanta autoridade um funcionário precisa para realizar o trabalho e quanta supervisão é necessária.

Reengajamento

A reestruturação é um processo inquietante para os funcionários. O RH deve garantir que os funcionários estejam preparados para ter sucesso em suas novas situações. Os trabalhadores devem ser completamente treinados para posições novas ou alteradas. Eles também devem ser re-motivados, o que requer uma visão das atitudes dos funcionários.

Faça o gerenciamento de alterações

Gerenciar a reestruturação dos negócios de forma eficaz não é uma tarefa fácil. Para isso, você pode contar com a Selpe Advisory, uma consultoria com vasta experiência em identificação e gerenciamento de talentos e líderes.

A consultoria ao Advisory é referência em customização e cuidado com o cliente, e une as novas tecnologias a ferramentas de gestão do capital humano, com serviços de consultoria empresarial, treinamentos, desenvolvimento, coaching e mentoring.

Entre em contato para saber mais sobre as principais rotinas do RH. 

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *