Você conhece o novo mercado de trabalho e novas formas de trabalhar?

Você conhece o novo mercado de trabalho e novas formas de trabalhar?

novo-mercado-de-trabalhoAo longo do tempo, a forma de buscar emprego mudou. Há 10 anos o LinkedIn era uma rede social abandonada, hoje é usada pela grande maioria dos profissionais que buscam oportunidades e conexões.

O que antes eram centenas de currículos em papel chegando em potenciais empregadores, hoje o processo é praticamente todo feito online, por vezes à distância e com um banco de dados muito mais acessível e simples. Então, o que esperar do novo mercado de trabalho e novas formas de trabalhar?

A palavra-chave é recrutamento preditivo

Com plataformas como LinkedIn, Recrutamento Inteligente, entre outras, ficou fácil candidatar-se para empregos, e isso na visão do RH significa receber mais diversidade de candidatos para ocupar uma vaga disponível.

Então, os critérios de recrutamento e seleção foram evoluindo, não basta mais ter só habilidades técnicas, graduações e experiências. O que conta agora são as competências comportamentais, juntamente com as chamadas soft skills.

Tecnologia em toda parte

Você conhece Pacote Office? Tem que conhecer pelo menos o Microsoft Word, Excel e PowerPoint. Google Drive ou Microsoft OneDrive? Também é importante estar por dentro do armazenamento em nuvem.

Trabalhos enraizados em tecnologia estão se tornando cada vez mais importantes, principalmente quando a questão é investir em um novo talento. Então é necessário estar por dentro das novidades e requisitos dessa área, seja para você que busca uma oportunidade ou para quem está recrutando novos colaboradores.

Candidatos seguros e informados têm vantagem

Como dissemos, uma grande parte das oportunidades de emprego disponíveis é postada online, e a dificuldade para um RH pode surgir na hora de classificar essas aplicações. O que significa um candidato de qualidade?

Bom, a resposta é: um candidato informado. Seguro de si, sabendo seu valor, suas competências e o que pode agregar a uma empresa. Alinhando os valores e visão da empresa com os pensamentos próprios, sem ignorar esse que é um dos grandes critérios de seleção.

Aplicações mais transparentes

Uma das principais queixas do candidato é ficar alheio ao processo seletivo e não receber um feedback adequado. Para isso, em 2018 já estão surgindo algumas soluções como a startup Recrutamento Inteligente.

A proposta é ser um software de TI que facilita a burocracia do processo seletivo para o recrutador e torna o processo transparente para o candidato, com previsão para ser lançado inclusive uma coach de carreira virtual para tirar as dúvidas.

E quanto a forma de trabalhar?

À medida que a era digital ganha ritmo, as empresas em todos os setores enfrentam desafios complexos – desde a crescente pressão de inovação e novos modelos de criação de valor até mudanças organizacionais e culturais.

Para aumentar as capacidades de inovação, eles devem repensar estruturas e processos e se tornarem mais abertos a fontes externas de consultoria e inspiração. O desenvolvimento e a satisfação estão diretamente ligados à produtividade!

Novas necessidades do cliente, novas formas de trabalhar

O cliente tem várias opções de empresa, então a sua tem que provar que é a melhor. E como fazer isso? Com um time capacitado, em constante desenvolvimento e produtivo. A tendência é que o tratamento que os colaboradores recebem, eles passam para o cliente.

Alguns elementos-chave para a nova forma de trabalhar são: uma abordagem centrada no ser humano, em torno das necessidades do cliente; colaboração e trabalho em equipe para definir estruturas, propor estratégias e usar insights de várias áreas da organização; adaptação e interação com as necessidades do mercado e o desenvolvimento da equipe.

Trabalhe para o sucesso

O modo que você trabalha é o modo que vai te levar ao sucesso. Para ser bem sucedido nessas novas formas de trabalho, organizações e indivíduos precisam de uma quantidade significativa atitudes, expectativas, comportamentos e aprendizado de novas habilidades, métodos de entrega e técnicas de colaboração.

A mudança é inevitável, e a melhor forma de lidar com ela é estar preparado. Crie uma estratégia de contratação e manutenção de talentos, desenvolvimento de equipe e meça a satisfação do seu time. Essas medidas ajudam além de conquistar novos clientes e expandir sua marca, a alcançar o sucesso!

 

Ao ler esse artigo, percebeu que precisa de consultoria para recrutar ou desenvolver o seu time? Entre em contato com o Grupo Selpe e tenha a assistência de especialistas de uma empresa com mais de 50 anos de mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *