A importância do autoconhecimento para o desenvolvimento da sua carreira
A importância do autoconhecimento para o desenvolvimento da sua carreira

A importância do autoconhecimento para o desenvolvimento da sua carreira

a-importancia-do-autoconhecimento-para-o-desenvolvimento-da-sua-carreira

É fundamental entender o que te torna valioso e diferente das outras pessoas em todas as áreas da vida, mas, especialmente profissionalmente, é necessário o autoconhecimento para uma carreira de sucesso.

Muitas pessoas não sabem o que é melhor para si e deixam passar boas oportunidades por não saber reconhecer suas principais características e preferências. Quando fazemos o que gostamos ficamos mais motivados e produtivos, então é essencial conciliar seu perfil profissional com o trabalho que realiza.

Você sabe do seu potencial? O autoconhecimento esclarece a tomada de decisões e ajuda a alinhar a carreira com sonhos, valores e objetivos. Acompanhe o artigo e descubra mais sobre como praticar!

Quem sou eu?

Tem dificuldades para responder essa pergunta? É por isso que precisamos investir em autoconhecimento e na realização te testes de personalidade. Além de descobrir mais sobre suas aptidões profissionais, ajuda a desenvolver a si mesmo.

Especificamente no ambiente de trabalho, o autoconhecimento eleva a confiança e autoestima, ou seja, afeta diretamente na produtividade! Reconhecer as qualidades e pontos de desenvolvimento vão ajudar, e muito, na hora de obter sucesso.

O que eu tenho de especial?

O autoconhecimento é fundamental para definir qual a nossa vocação e investir no que temos de melhor. Com certeza você tem algo que o diferencia das outras pessoas, recrutadores e líderes vão gostar de saber mais sobre isso!

Cada um tem um perfil diferente, portanto é necessário entender todos eles para lidar com situações de conflito e dificuldade. Só assim, trabalhando com autoconhecimento, é possível alcançar a autonomia sobre sua vida pessoal e profissional.

Como as pessoas me veem no ambiente de trabalho?

Isso também está relacionado ao autoconhecimento. Quando você sabe seus pontos fortes, seus colegas de trabalho conseguem enxergá-los também. As pessoas te pedem muitas tarefas escritas? Você deve ser bom com as palavras. É o pesquisador do grupo, ou sempre auxilia no planejamento? Até na hora de uma apresentação, é a você que as pessoas recorrem?

O ser humano gosta de autenticidade, e nada mais autêntico do que saber quem é você através do autoconhecimento. Aproveite essas chances para te fortalecer e investir ainda mais nesses talentos. Use o que te torna diferente a seu favor.

Quem pode me ajudar na busca pelo autoconhecimento?

Existem ferramentas que podem apoiar no processo de autoconhecimento e na escolha da carreira. Aqui no Grupo Selpe usamos o AssessFirst,  baseado em uma visão que permite a todos se tornarem a melhor versão de si mesmos.

Cada pessoa é analisada individualmente e incentivada a desenvolver-se através dos resultados apresentados pelos três relatórios, BRAIN, DRIVE e SHAPE.

Podemos ter diversas formas de estimular o desenvolvimento e autoconsciência. Você pode pedir auxílio para seu líder, pois ele pode oferecer feedbacks comportamentais e a forma como você lida com a dinâmica das tarefas, do trabalho em equipe e a produtividade em geral.

Vamos refletir! No mundo do trabalho atual, qual é a importância do autoconhecimento?

Simples, ser você! Isso mesmo. Aplicar o melhor de você! Conhecer suas potencialidades, oportunidades de desenvolvimento, motivações, a forma como você aprende e muito mais. Tudo contribui para que você evolua de acordo com seu potencial, sem querer pular etapas da estrada do autoconhecimento.

Foque nos acertos e encontre seus próprios pontos fortes. No fim das contas, eles que vão te impulsionar para uma carreira assertiva e uma vida profissional mais prazerosa. Não se compare com outras pessoas também, como dissemos, cada um é especial e possui uma motivação diferente. Tenha em mente a importância do autoconhecimento e mantenha o foco em você.

Como vimos, o autoconhecimento é fundamental para auxiliar o profissional a alcançar resultados cada vez melhores e uma experiência satisfatória na área de atuação para crescer junto com a empresa no mercado.

Percebeu como é essencial o autoconhecimento para uma carreira de sucesso? Conheça mais sobre o AssessFirst  e a Teoria dos Traços de Personalidade, que vão te ajudar mais ainda nessa busca pelo aprendizado constante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *