Guia completo do Recrutamento Preditivo: tudo que você precisa saber!

Guia completo do Recrutamento Preditivo: tudo que você precisa saber!

 

A maneira antiga de impactar, atrair e contratar possíveis candidatos ficou obsoleta e pouco eficiente para os departamentos de RH na era da estratégia. Com o mercado cada vez mais competitivo, o departamento de recursos humanos precisa adotar mais tecnologias transformadoras.

Há uma necessidade de análises e insights orientados por dados para identificar e atrair candidatos que tenham o maior potencial, não somente o melhor currículo. Para chegar a esse ponto, é preciso se desapegar do método tradicional e começar a explorar o recrutamento preditivo!

O que é recrutamento preditivo?

A análise preditiva de recrutamento avalia uma grande variedade de dados de candidatos de diversos canais de fornecimento, mídias sociais, ATS e ferramentas de avaliação, além de ajudar os recrutadores a otimizar suas campanhas de recrutamento e seleção e melhorar a produtividade do talento no futuro.

Existem duas condições principais para realizar um bom recrutamento preditivo:

  1. Múltiplos dados corretos e precisos;
  2. Ter as habilidades necessárias para analisar os dados e usá-los para gerar retorno sobre o investimento.

Com as ferramentas de análise certas, os dados serão fáceis. Daí é só uma questão de saber interpretar e usar para o sucesso!

Quais são os benefícios?

A análise preditiva de dados em todo processo de recrutamento pode melhorar a qualidade  e a satisfação do candidato, além de economizar tempo e dinheiro. E como esses dados podem otimizar seu recrutamento?

  1. As taxas de engajamento social podem ajudar a identificar as melhores rotas para o conjunto de talentos certo;
  2. Dados de testes podem melhorar a tomada de decisões e identificar os melhores candidatos qualificados durante a avaliação;
  3. Taxas de desistência de candidatos e uma pesquisa pós-processo podem ajudar a melhorar a experiência do candidato.

O recrutamento preditivo tem o potencial de eliminar a discriminação da avaliação somente por currículo do processo, oferecendo uma análise objetiva do candidato. Ao automatizar o processo de seleção inicial, os recrutadores terão mais tempo para se concentrar nas habilidades dos candidatos pré-selecionados.

Por que é um pré requisito para o sucesso?

O mercado atual é orientado por candidatos. Não são só as empresas que escolhem quem eles querem que trabalhem lá, mas o candidato está fazendo uma seleção cada vez mais rigorosa.

É preciso tomar cuidado com as taxas de rotatividade, principalmente entre os Millenials que tendem a ser mais altas, portanto, os recrutadores devem prever a probabilidade de os candidatos terem um bom desempenho e serem felizes em seus novos cargos a longo prazo.

Por isso, softwares de recrutamento preditivo como o AssessFirst identifica os preditores mais confiáveis ​​de desempenho no trabalho e as ferramentas usadas pelas equipes de sucesso para identificá-los.

A nova geração de trabalhadores

Não é segredo pra ninguém que em nos próximos anos a geração dos Millennials vai dominar a força de trabalho, então é fundamental que os recrutadores aprendam como atrair os interesses dessa nova onda de talentos.

Esses jovens são ambiciosos, querem tudo: um trabalho empolgante, colegas incríveis e principalmente desenvolvimento pessoal e profissional. Para mantê-los engajados, é necessário avaliar inteligência emocional, motivação e temperamento, não só habilidades técnicas.

Você pode ensinar habilidades, mas não atitudes

Avaliar candidatos com base apenas em seus currículos já não é uma prática satisfatória mais. Os profissionais do RH devem ser encorajados a contratar pessoas com base em suas personalidades e adequação cultural.

A avaliação das soft skills faz parte de um recrutamento preditivo, pois através desses dados é possível fazer uma análise psicológica mais profunda. Analisando as atitudes e comportamentos dos candidatos, além de suas habilidades e conhecimentos, podemos ter uma visão completa de seu potencial no novo papel.

O recrutamento preditivo e as necessidades da empresa

A excelência do candidato tem que ser medida de acordo com o que sua empresa precisa. É importante traçar objetivos estratégicos, prioridades para o desenvolvimento e seguir a risca o planejamento de acordo com os valores organizacionais.

Para idealizar o que a empresa precisa, é fundamental envolver os chefes de departamento e os estilos de gestão aplicados, dinâmica de equipe e identificar quais são as necessidades daquele time que serão requisitos para o novo talento.

Dessa forma, você terá uma ideia do que vai buscar em um candidato. Para isso, o recrutamento preditivo está disponível para combinar gerentes e candidatos, com base nesses dados que foram colhidos pelo departamento de Recursos Humanos.

Recrutamento Preditivo x Recrutamento Tradicional

Veja abaixo no nosso infográfico quais são os passos de um recrutamento preditivo e como ele é mais vantajoso para alcançar o sucesso:

recrutamento-preditivo

O poder das ferramentas para recrutamento preditivo

Todo ser humano é uma combinação de capacidade de raciocínio (o que eles podem fazer), motivação (o que eles querem) e personalidade (como eles agem). Combinando esses três elementos, podemos entender os talentos naturais das pessoas (coisas que eles podem fazer com facilidade) e as habilidades em que naturalmente se destacam.

O recrutamento preditivo consiste em comparar os talentos naturais dos candidatos com as qualidades que você deseja demonstrar. Trata-se de avaliar igualmente suas habilidades (habilidades técnicas e experiência), motivações (expectativa de carreira) e personalidades (valores e atributos).

Seu sucesso previsível com AssessFirst

Quando você recruta pessoas com base em quem elas são ao invés de somente por seus currículos ou perfis no LinkedIn, você pode alcançar uma correspondência muito melhor entre suas motivações e sua empresa. O recrutamento preditivo é essencial para uma estratégia de longo prazo bem-sucedida.

O AssessFirst foi projetado para entender melhor o tipo de candidato que se encaixa em um papel em um mercado escolhido. Os recrutadores podem escolher um exemplo para recrutar ou obter um padrão recomendado, com base nas características de candidatos ideais resultantes de questionários preenchidos sobre as especificações do trabalho e o ambiente corporativo.

A ferramenta preditiva também será capaz de estimar a compatibilidade entre o candidato e seu gerente e outros funcionários-chave de sua equipe. Essa avaliação mostrará como as características e comportamentos do candidato medem contra aqueles requeridos para o trabalho.

O AssessFirst pode ajudar a aumentar o desempenho da sua equipe em 15%, reduzir os custos de contratação em 20%, diminuir o tempo de contratação em 30% e o turnover em 50%.

Quer saber mais sobre essa poderosa ferramenta? Entre em contato com o Grupo Selpe, representante oficial do AssessFirst no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *