Fique organizado no trabalho com essas dicas simples e úteis

Fique organizado no trabalho com essas dicas simples e úteis

Fique-organizado-no-trabalho-com-essas-dicas-simples-e-úteis

Quando você pensa em ser organizado no trabalho, já dá um arrepio? Parece uma missão impossível? A boa notícia é que não será mais! Com apenas alguns hábitos simples será possível ficar organizado no trabalho, diminuir o stress e melhorar a produtividade!

O primeiro passo é criar um sistema organizacional. Um processo em que cada atividade tem que passar até ser entregue. Encontre uma rotina que mais se adapta para você, seja ela virtual ou em papel, o importante é não perder o controle da situação.

Comece pelo ambiente de trabalho

Vamos combinar que um lugar limpinho e organizado é bem mais agradável de trabalhar, não acha? Então evite acumular materiais desnecessários e muitos objetos pessoais, que podem acabar causando distrações.

Não se engane. Fazer pilhas não reduz a desordem. Estabeleça um lugar para cada coisa e, em seguida, defina limites na quantidade de itens em cada um. E tenha na cabeça: seu desempenho é parecido com o lugar onde você trabalha.

Não faça várias tarefas de uma só vez

Pode parecer contraditório, mas tem tudo a ver com ficar organizado no trabalho. Aprender a falar “não” ou “estou muito ocupado agora” faz parte do processo de quem quer entregar um trabalho bem feito, manter uma rotina organizada e se ater aos prazos.

Tente planejar seu dia de trabalho para que você não precise completar duas ou mais tarefas de uma só vez. Você se sentirá menos estressado e mais confiante no trabalho que você está tentando produzir.

Tenha um Planner

Planners estão em alta, e eles realmente tem vários benefícios. Podem ajudar a planejar suas metas a curto, médio e longo prazo, as tarefas semanais e diárias. Algumas pessoas preferem o Google Calendar, enquanto outras preferem a caneta e o papel da velha escola.

Mas também é possível ter os dois. O Google Calendar envia notificações, isso ajuda a lembrar das tarefas, reuniões e compromissos muito melhor. Que tal tirar um momento no seu dia para fazer seus planos de trabalho para a próxima semana? Pode ajudar a lembrar o que é necessário e manter as coisas organizadas, então você não terá nenhum compromisso surpresa que você esqueceu completamente.

Faça pausas!

A maioria das pessoas se sentem culpadas quando fazem uma pausa durante o turno de trabalho porque acham que estão perdendo tempo. Na verdade, pausas são necessárias para se manter saudável e ficar organizado no trabalho.

Já ouviu falar no método Pomodoro? Ele é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. É o seguinte: você escolhe uma tarefa e trabalha nela sem interrupção durante 25 minutos, e ao fim desse tempo tem uma pausa de 3 minutos. Pode ser para ir ao banheiro, tomar uma água ou só esticar o corpo mesmo.

Deixe o telefone de lado

Ficar de olho nas últimas novidades no Facebook ou nas conversas do Whatsapp pode ser tentador, mas as notificações podem prejudicar bastante, especialmente quando você está no trabalho.

Só o fato de receber uma notificação e não poder olhar naquele momento faz com que sua mente tenha medo de estar perdendo alguma coisa e você acaba se distraindo, não se reorienta na tarefa e se torna desorganizado. Basicamente: basta desligar o telefone.

A verdade é que não dá para ficar organizado no trabalho de um dia para o outro, mas é necessário começar. A única maneira de ficar focado nas atribuições e oferecer um serviço de qualidade é aprender a priorizar as tarefas com grande organização.

Usando essas dicas não fica tão difícil assim e mais cedo do que você possa perceber já vai estar até dando dicas para seus colegas! Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *