Executive Search – Importância do match entre o profissional e a cultura organizacional.

Executive Search – Importância do match entre o profissional e a cultura organizacional.

O Executive Search é uma atividade profissional que ajudará durante todo o processo de contratação e aquisição do bem mais valioso que uma empresa pode ter: os profissionais.

Realizando Executive Search de sucesso

Para garantir sucesso no processo de Executive Search, ou seja, uma avaliação precisa do perfil dos profissionais, é necessário que o recrutador conte com metodologias e soluções tecnológicas específicas para facilitar a análise, determinar critérios de seleção e eliminar a subjetividade do processo, gerando resultados confiáveis e padronizados.

Executive Search - Importância do match entre o profissional e a cultura organizacional.

 

Fatores fundamentais para uma contratação

Consideramos que três fatores são cruciais para o sucesso de uma contratação:

1 – Alinhamento do job description (hard skill e Soft skill)

O job description é um fator que garante ao gestor da empresa o conhecimento e noção das qualificações técnicas e pessoais que o profissional deve ter, isso quer dizer, os requisitos obrigatórios para o preenchimento de uma vaga. 

2 – A cultura organizacional

A cultura e os valores da empresa mostram o tipo de ambiente e princípios que a organização preza e prega para os seus colaboradores. Esse aspecto é fundamental para um bom resultado durante um processo de contratação, pois será determinante para que o perfil do profissional combine com o que a empresa prega.

No momento da realização do Executive Search, a cultura organizacional deve receber um destaque e ser olhado com mais atenção. Ela deve refletir a essência da empresa, seus propósitos e sua relação com o trabalho diário. O “fit cultural” é a compatibilidade entre o perfil do colaborador e a cultura organizacional e acontece quando os valores da companhia e da pessoa estão alinhados, e essa adequação traz diversos benefícios para a empresa.

A empresa tende a atrair profissionais com o mesmo mindset (mentalidade), que vão se encaixar mais facilmente ao ritmo e estilo de trabalho praticados. Além disso, pode surtir efeitos muito positivos na retenção de funcionários, já que os colaboradores vão se sentir motivados pelo propósito e pela cultura organizacional da empresa

3 – Aderência ao estilo de gestão dos superiores diretos

Além de compactuar com os valores e a cultura da empresa é preciso entender a relação entre profissional e gestor.

Dessa forma, o terceiro fator é embasado pela compreensão do perfil do candidato e do estilo de liderança o qual ele se reportará. É preciso buscar perfis que possuam certa afinidade ou que se complementam para que a relação entre líder e liderado seja produtiva e, estrategicamente, garanta bons resultados para o negócio.

Questões que precisam ser respondidas no Executive Search

A análise de Executive Search a ser realizada entre os profissionais inseridos no processo deve responder positivamente a duas questões:

– O candidato está preparado para a empresa?

– A empresa está preparada para o candidato?

Sendo assim, tão importante quanto o hard e o soft skills, a aderência do perfil do profissional à cultura da sua organização deve ser analisada por meio de uma ferramenta que permita que a melhor escolha de candidato seja feita.

No Grupo Selpe você encontra a melhor ferramenta para realização do Executive Search. Procure-nos e saiba mais.

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *