O que fazer para evitar sobrecarga de trabalho dos profissionais de RH

O que fazer para evitar sobrecarga de trabalho dos profissionais de RH

A sobrecarga de trabalho é uma realidade que, infelizmente, faz parte da rotina de muitos profissionais do setor de Recursos Humanos. Em um momento em que, cada vez mais, é exigido melhores resultados e maior produtividade, é necessário balancear com a manutenção das condições para evitar o esgotamento físico e mental dos trabalhadores de RH.

Efeitos da sobrecarga de trabalho no dia a dia

Quando falamos em efeitos da sobrecarga de trabalho, os pontos que devem ser levantados são a produtividade e a assertividade dos processos realizados.

A falta de produtividade, principalmente do setor de RH, está diretamente relacionada com a sobrecarga de trabalho. Essa relação possui base na condição para a execução das atividades diárias, como o setor de Recursos Humanos é responsável pela gestão dos processos que envolvem pessoas, não há como ter produtividade se há um esgotamento do profissional.

O que fazer para evitar sobrecarga de trabalho dos profissionais de RH

 

Como falamos, a maioria das rotinas que envolvem a gestão de pessoas de uma empresa está sob responsabilidade do RH. Processos de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Retenção de talentos, são exemplos de rotinas que demandam esforços, conhecimento e muita dedicação para que sejam executados.

Dessa forma, se o esgotamento físico e mental é uma realidade do profissional responsável por essas tarefas não há como garantir a assertividade e bons resultados. A consequência disso é sentida em outros setores do negócio e podem afetar toda a produção.

Agora que sabemos que a falta de assertividade nas rotinas e a baixa produtividade são alguns efeitos da sobrecarga de trabalho, é importante entendermos o que é necessário ser feito para evitar. Veja abaixo:

O que fazer para evitar

Existem várias práticas que contribuem para a redução da sobrecarga de trabalho, vamos citar algumas e explicar como podem ser utilizadas no cotidiano do RH:

Faça gestão de processos: a integração entre todas as atividades que são responsabilidade do RH é uma forma comprovada para ajudar a distribuir melhor cada tarefa, assegurando maior controle sobre tudo que deve ser feito. Um caminho para ter sucesso é a utilização de fluxogramas, para detalhar a sequência de ações e os envolvidos.

Respeite o limite de cada pessoa: todo ser humano possui um limite físico e mental, é necessário que perceba até onde é possível ir sem que comprometa a saúde. Respeitar essa linha é fundamental para que o profissional não se coloque em uma situação em que não consiga suportar.

Encontre novas soluções: a sobrecarga de trabalho pode ser causada por processos que são pouco produtivos, demandam esforços repetitivos ou que consomem energia excessiva dos profissionais. Para manter a harmonia é preciso sempre procurar novas soluções e novas formas para resolução de problemas.

Importância de contar com inovação nos processos

Pensar em novas soluções é pensar em inovações tecnológicas. Algumas ferramentas e dispositivos foram criados para otimizar a rotina dos profissionais de RH e evitar a sobrecarga de trabalho.

A assertividade em processos essenciais se tornou um caminho para evitar retrabalhos. Com o uso de dados, People Analytics e BigData é possível ter mais conhecimento sobre candidatos à vagas e acerca dos profissionais, auxiliando na hora da contratação ou na estratégia de retenção de talentos.

O Assessfirst é uma moderna ferramenta de análise de dados para recrutar, desenvolver e engajar talentos e colaboradores. Com essa solução é possível otimizar esses processos, aumentando a assertividade e contribuindo para evitar sobrecarga de trabalho dos profissionais do setor de Recursos Humanos.

A ferramenta está no Brasil por meio do Grupo Selpe, que tem como preocupação melhorar o dia a dia desses profissionais, pensando em soluções para evitar a sobrecarga de trabalho. Saiba mais sobre o Grupo Selpe e sobre nossas soluções.  

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *