O que o estilo de aprendizado da sua equipe pode dizer sobre o sucesso de seus treinamentos

O que o estilo de aprendizado da sua equipe pode dizer sobre o sucesso de seus treinamentos

estilo-aprendizagem

 

O cenário atual está se atualizando mais rápido que nunca. O que antes era uma evolução de algo existente há décadas, hoje é uma imagem totalmente nova, com informações fundamentais e poderosas.

Em nenhum lugar a mudança é tão evidente quanto no estilo de aprendizado da sua equipe, pois isso impacta diretamente no sucesso de seus treinamentos. O desenvolvimento rapidamente se tornou uma prioridade para a empresa, seja na obtenção de talentos ou na permanência dos mesmos.

Toda evolução gera oportunidades

A nova era de aprendizado e desenvolvimento significa desafios, e todo desafio gera uma oportunidade. E quando essas oportunidades são aproveitadas, as empresas vão subindo para o topo de suas indústrias.

Para entender porque isso está acontecendo e como seu negócio pode se tornar um líder nessa evolução, é essencial entender quais são as forças que estão se unindo, principalmente as novas habilidades tecnológicas necessárias e as maneiras como o seu time aprende.

Uma verdadeira “tempestade” tecnológica

As empresas com grande visão de mercado descobriram um fator básico, ainda que paradoxal. Não é possível prever como os negócios serão feitos daqui a 10 anos. O seu concorrente dos próximo anos, pode ainda nem existir.

Isso porque as novas tecnologias estão surgindo tão freneticamente e se tornando fundamentais tão rápido que ninguém pode prever qual sistema vai governar o mercado no futuro. Com isso, as empresas precisam desenvolver o aprendizado da equipe constantemente.

Explorar o estilo de aprendizado e desenvolvimento se tornou prioridade

Nesse cenário, a capacidade e a vontade de aprender são as habilidades mais importantes de se avaliar em novos talentos e equipe atual. Descobrir qual o estilo de aprendizado e usar isso para o sucesso de seus treinamentos significa também o êxito do seu negócio.

Assim, é importante fazer o realinhamento, envolvendo o RH como parte estratégica da companhia, para tornar a busca constante pelo aprendizado uma parte essencial do processo de crescimento. E isso traduz em um novo desafio:

Cada geração tem um estilo de aprendizado diferente

Assim como as tecnologias e as necessidades do mercado, o estilo de aprendizagem evoluiu. O problema é que muitas das iniciativas atuais de treinamentos ainda estão presas no passado.

Se a empresa deseja que seus colaboradores acompanhem as mais recentes tecnologias, é importante que também sejam usadas para oferecer esse aprendizado. Para isso, pode ser necessário uma consultoria para avaliação e mentoring dessa equipe e do processo de aprendizado.

Aprendizagem social é possível?

A aprendizagem na prática é essencial para a equipe, e como eles vão aprender isso? Uns com os outros! Principalmente ao lidar com diferentes gerações, cada um pode aplicar um pouco do seu conhecimento e encaixar um estilo de aprendizado proveitoso para todos.

E, afinal, como extrair sucesso de seus treinamentos?

Simples, tornando praticável! Não basta ter apenas a melhor tecnologia ou consultorias produtivas se os seus treinamentos não podem ser traduzidos em prática. É importante ficar atento a isso e garantir que os gerentes estejam cientes do que sua equipe está fazendo e qual a finalidade.

Enfim, o estilo de aprendizado da sua equipe pode variar, mas uma coisa é certa: ele pode dizer muito sobre o sucesso de seus treinamentos. Por isso, é essencial envolver o RH no planejamento estratégico do seu negócio. Se quiser saber mais sobre a importância desse departamento no seu negócio, acesse nosso texto sobre o protagonismo do RH!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *