Entenda o que verdadeiramente motiva e engaja seus fucionários

Entenda o que verdadeiramente motiva e engaja seus fucionários

Entenda-o-que-verdadeiramente-motiva-e-engaja-seus-fucionários

 

O recrutamento preditivo está se tornando o método mais eficaz para selecionar talentos, mas não é só nisso que a preditividade é aplicada. Além da seleção, essa ferramenta pode auxiliar na descoberta do que motiva e engaja seus funcionários.

A geração atual está sempre demandando mudanças e as empresas precisam antecipar a capacidade das pessoas para ter sucesso em uma posição para evitar turnovers e colaboradores improdutivos e estressados.

O que motiva e engaja seus funcionários?

Existem alguns fatores básicos que mantêm os colaboradores motivados e engajados, como:

  • Sentir-se realizado e admirado pelos colegas e superiores;
  • Ter certa autoridade e poder para desempenhar as tarefas ou delegá-las;
  • Estar bem informado sobre o que está acontecendo na organização;
  • Ter espaço para dar novas ideias e alimentar pontos de vista.

Recompensas ou punição?

Cada líder deve saber o perfil de sua equipe, assim como a própria maneira de gerenciar. Não existe a fórmula pronta que vai dar certo para todo o grupo, por isso é muito importante avaliar cada caso individualmente com uma consultoria assertiva.

E lembre-se do principal: você também tem que estar motivado e engajado, pois só assim vai conseguir influenciar seus colaboradores positivamente. A avaliação de motivação é para todos os cargos e setores de uma empresa!

Faça o mapeamento de fatores para o sucesso!

Para começar o mapeamento do que motiva e engaja seus funcionários é necessária a implementação de técnicas apropriadas, validar os dados recolhidos e acompanhar as mudanças que irão acontecer no seu negócio.

A avaliação deve ser feita de acordo com o potencial, não em relação a posição atual, e sim suas qualidades pessoais. Uma característica muito importante de avaliar principalmente no cenário atual é o potencial de aprendizagem.

Nessa posição, é essencial um RH estratégico, pois ele vai ter grandes desafios. Precisam de uma abordagem que permita as pessoas se familiarizar com a conclusão de testes e mudanças durante a carreira, e ainda valida objetivamente o potencial de cada candidato em uma função de destino.

A importância de prever as aptidões e a personalidade

David Bernard, CEO da AssessFirst, disse:

“O objetivo não é detectar se uma pessoa é motivada ou não, mas entender o que realmente a motiva. Todos têm diferentes fontes de motivação que determinam sua satisfação e envolvimento com um trabalho. A AssessFirst desenvolveu a solução DRIVE para analisar essas motivações e orientar os profissionais e gerentes de recrutamento de acordo com isso”.

Essa solução combina velocidade com desempenho e pode ser respondida online em menos de 10 minutos! Com esse suporte, você poderá:

  • Antecipar a capacidade dos colaboradores e candidatos em três níveis: no trabalho, na equipe e na empresa.
  • Entender seus tipos preferidos de atividade.
  • Avaliar a melhor maneira de gerenciá-los diariamente, assim como as culturas organizacionais compatíveis com os valores fundamentais do candidato!

Essa ferramenta pode ser utilizada pelos gerentes de operações ou pelo departamento de recursos humanos, e por ser de fácil utilização, é de real apoio para sua tomada de decisões. Para entender melhor o que motiva e engaja seus funcionários e como o DRIVE pode te ajudar a alcançar o sucesso, consulte o Grupo Selpe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *