Entenda de uma vez por todas a chave para a gestão de desempenho moderna!

Entenda de uma vez por todas a chave para a gestão de desempenho moderna!

A gestão de desempenho empresarial, ou no inglês business performance management (BPM), tem como princípio básico o gerenciamento das atividades de negócios de modo que as metas sejam alcançadas de maneira eficiente e eficaz. Fazer essa gestão corretamente é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

O que é gestão de desempenho?

O BPM é um conjunto de processos analíticos e de gestão, com suporte tecnológico, que permite às organizações definirem objetivos pontuais e estratégicos e, em seguida, medir e gerenciar o desempenho em relação a esses objetivos.

“Você não pode gerenciar o que você não mensura” Peter Drucker

Com a ajuda de sistemas de gestão do desempenho, as organizações alcançam maior controle e visibilidade sobre suas operações.  

Entenda de uma vez por todas a chave para a gestão de desempenho moderna!

 

Como o BPM funciona?

Durante muito tempo, algumas empresas mediram seu desempenho apenas pelos resultados financeiros ou até pela participação de mercado.

As métricas de desempenho atuais devem considerar muitas outras esferas, como cultura, aprendizado, inovação, sustentabilidade e ética.

Em termos gerais, os sistemas de medição do desempenho dos negócios incluem três princípios:

1. Definição de metas

A gestão de desempenho precisa considerar vários fatores de influência para escolher as metas organizacionais. A seleção de metas é um processo contínuo que pode ser alterado pelos resultados alcançados por meio de intervenção. O melhor lugar para começar com qualquer programa de gerenciamento de desempenho de negócios é definir metas corporativas e, em seguida, determinar as políticas e os métodos que serão usados ​​para atingir essas metas.

Uma vez que o programa esteja em andamento, os efeitos que as mudanças causam no processo começarão a alterar os objetivos. Se uma decisão gerencial ajudou a aumentar a produtividade, talvez seja necessário aprimorar a meta. O objetivo é dar à gerência uma alavanca de medição para usar quando se trata de determinar o sucesso.

2. Parâmetros de medição de desempenho

Os parâmetros de medição ajudam o gerenciamento a monitorar com precisão o progresso das metas em todas as fases. A segunda atividade envolvida na gestão de desempenho de negócios é o monitoramento, também conhecido como consolidação de informações.

Essa é a parte do processo em que os dados são coletados e os dados pertinentes são analisados ​​e usados ​​para desenvolver uma maneira melhor de fazer negócios. A lista de métricas usadas para criar os dados varia por empresa e por projeto, mas os dados se tornam uma parte crítica do processo de gerenciamento de desempenho.

3. Acompanhamento por gerenciamento

Em determinadas etapas, a gerência precisa intervir para garantir que os objetivos definidos e o desempenho real estejam alinhados. Os gerentes podem precisar improvisar para melhorar o desempenho no futuro.

Depois que os dados forem revisados, a equipe de gerenciamento decide quais medidas devem ser tomadas para aumentar a eficiência e a lucratividade. Essas alterações são mapeadas e os efeitos que eles retornam para a atividade de monitoramento de informações. É fundamental que os ajustes feitos reflitam os objetivos da empresa.

Por que contar com a ajuda de uma equipe qualificada para auxiliar o seu negócio?

Antigamente os modelos de gestão não levaram em conta os resultados anteriores, tanto de finanças quanto de produção, entre outros, para projetar o desempenho e as condições futuras.

Hoje um moderno sistema de gestão de desempenho empresarial permite acompanhar, em tempo real, o que acontece na empresa, trazendo agilidade às decisões e a possibilidade de ajustes rápidos para atingir as metas de forma mais eficiente, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade.

O Grupo Selpe pode ajudá-lo a maximizar seu retorno em uma implantação de gestão de desempenho de negócios planejada ou existente! Saiba mais entrando em contato pelo site gruposelpe.com.br/contato

 

 

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *