Entenda como o processo de terceirização pode ajudar a reduzir os custos em sua empresa

Entenda como o processo de terceirização pode ajudar a reduzir os custos em sua empresa

Toda empresa precisa investir em mecanismos para reduzir custos, uma vez que essa é uma tarefa essencial para a sua sobrevivência e crescimento no mercado. Nesse sentido, a terceirização de serviços é uma opção versátil e, principalmente, bem econômica.

Terceirizar determinados serviços traz inúmeras vantagens, e pode atuar positivamente na qualidade dos produtos oferecidos ou serviços prestados. Isso porque a organização pode contar com especialistas para cada área da operação, otimizando e imprimindo qualidade em todos os seus processos.

Contudo, é necessário que a busca por esse parceiro seja feita de maneira cautelosa, e com base em alguns critérios, visando encontrar prestadores de serviços eficientes e comprometidos em entregar os melhores resultados.

Interessado no assunto? Então, continue lendo este post e entenda como esse modelo de negócio pode contribuir, efetivamente, para a redução de custos dentro da sua empresa!

Conceito de terceirização

A terceirização é o processo pelo qual uma organização contrata outra empresa ou profissional para prestar um serviço ou atividade específica, mediante contrato de prestação de serviços.

Em outras palavras, terceirizar é confiar o gerenciamento de uma determinada atividade para outra empresa contratada, que tem a responsabilidade de executar os serviços — de acordo com o esperado pela empresa contratante — praticando um tipo de parceria nos negócios, mas cumprindo apenas o que está especificado nas cláusulas contratuais.

No Brasil, essa contratação de serviços terceirizados vem aumentando ano após ano, e com a recente aprovação da Lei da Terceirização nº 13.429, de 31 de março de 2017, que ampliou a possibilidade de terceirizar também a atividade-fim de qualquer negócio, o número de contratações nessa modalidade tende a aumentar.

No geral, os serviços contratados por terceirização mais comuns são:

  • consultoria;

  • contabilidade;

  • folha de pagamento;

  • recrutamento;

  • logística;

  • call center;

  • alimentação;

  • limpeza;

  • segurança;

  • entre outros.

Cuidados necessários na terceirização

A terceirização é muito útil para empresas que não dispõem de conhecimentos técnicos ou estrutura para executar uma determinada atividade, ou que não querem ter preocupações excessivas com atividades complementares que demandam tempo e gastos desnecessários.

No entanto, antes da terceirização de qualquer atividade ou serviço, como já dissemos, deve-se realizar uma análise minuciosa e tomar alguns cuidados, visando reduzir todas as possibilidades de riscos envolvidas. Vejamos:

Informe-se sobre a legislação vigente

Busque conhecer todas as regras especificadas na legislação vigente, para não cometer nenhuma irregularidade nem vir a ter prejuízos com a imposição das penalidades.

É preciso estar atento às exigências determinadas por lei, como:

  • a empresa contratante responde subsidiariamente, em relação à responsabilidade da empresa terceirizada, pelas obrigações trabalhistas;

  • o recolhimento de 11% feito pela empresa contratante da fatura de serviços a título de contribuição previdenciária patronal é descontado do valor a pagar à empresa de terceirização;

  • a tomadora deve garantir condições de higiene, segurança e salubridade aos seus trabalhadores;

  • a contratante não poderá colocar terceirizados em atividades distintas das que estão discriminadas no contrato de prestação de serviços.

Exija documentação comprobatória

Visando se certificar da idoneidade da prestadora de serviços, solicite a seguinte documentação:

  • documentação societária atualizada;

  • certidões negativas de débitos municipais, estaduais e federais, principalmente do INSS;

  • referências comerciais e financeiras;

  • ações trabalhistas em curso,

  • certificações de qualidade dos serviços (ISO etc.);

  • quaisquer outras que achar necessário.

Desconfie de preços muito baixos

Não se engane: empresas que cobram um preço muito abaixo da média do mercado costumam oferecer um serviço com baixa qualidade.

O ideal é que a faixa de preços esteja compatível com os de outras empresas. O valor aparentemente vantajoso pode se dar por mau pagamento ou falta de investimento em treinamentos, uso de produtos de segunda linha, entre outros.

Por isso, procure dar preferência a empresas que oferecem aos seus funcionários benefícios, planos de metas premiadas e uma política de desenvolvimento e aperfeiçoamento. Isso é importante, pois significa que elas estimulam os profissionais a executar o serviço com qualidade e excelência.

Observe também se a empresa dispõe de boa estrutura de atendimento e suporte ao profissional que realiza o serviço, equipamentos bem conservados e conhecimento técnico. Verifique quais sãos as suas normas internas e, principalmente, se ela cumpre com a legislação e honra os compromissos trabalhistas.

Atente-se à alta taxa de rotatividade

Quando uma empresa tem alta rotatividade entre os colaboradores, pode ser sinal de uma má gestão ou má qualificação dos trabalhadores. Além disso, ter, a cada dia, um funcionário novo e desconhecido dentro da empresa costuma gerar falta de adaptação com os demais, além da falta de segurança.

Por outro lado, empresas que têm baixa rotatividade de empregados são aquelas que procuram manter uma estabilidade para garantir maior qualidade nos serviços prestados e fidelizar os clientes.

Por isso, antes de fechar o contrato, consulte outros clientes da empresa, para saber o nível de satisfação deles com os serviços prestados e possíveis problemas que possam ter ocorrido.

Acompanhe e fiscalize

Para utilizar a terceirização mantendo a qualidade dos seus produtos ou serviços, é fundamental acompanhar e fiscalizar o andamento dos trabalhos executados, a eficiência e o cumprimento de prazos, conforme o que foi estabelecido em contrato.

Fiscalize também o cumprimento das obrigações trabalhistas, como o pagamento do salário dos profissionais e o recolhimento dos tributos. E, para evitar processos trabalhistas, adicione uma cláusula contratual vinculando o pagamento do serviço à apresentação dos contracheques e das guias de recolhimento atualizadas.

Vantagens da terceirização de serviços

A terceirização de serviços proporciona diversos benefícios para a empresa, que dialogam entre si. Vejamos, então, os principais deles com mais detalhes:

Redução de custos operacionais

A redução de custos é uma das maiores vantagens da terceirização de serviços, permitindo à empresa investir recursos em outras áreas e obtendo maior qualidade em seus processos.

Ela transforma os custos fixos em custos variáveis, uma vez que transfere as obrigações da atividade — sobretudo as trabalhistas — à outra empresa. Assim, diminui-se o passivo trabalhista, bem como a estrutura da área de Recursos Humanos.

Ou seja, a empresa fica livre de custos com admissões, rescisões, folhas de pagamento, substituição nas férias e faltas, benefícios, treinamentos etc.

Além disso, ao terceirizar determinados processos a empresa reduz custos com o desperdício de produtos, e ainda conta com uma empresa especializada, com maiores conhecimentos sobre a execução da atividade.

Isso permite um aumento da produtividade, com a aplicação de treinamentos e procedimentos específicos e a utilização correta de maquinários equipamentos.

Priorização dos investimentos para a atividade-fim

Todo negócio, independentemente do ramo de atividade e do tamanho, precisa evoluir, certo? Bom, com a terceirização de alguns serviços e a consequente redução de custos, a empresa pode priorizar os seus próprios investimentos, direcionando os recursos disponíveis a projetos mais relevantes à sua estratégia de resultados.

Dessa forma, a terceirização pode contribuir para a profissionalização da organização, auxiliando os gestores e empreendedores a pensar em novas ações e elaborar um eficiente planejamento estratégico.

Construção de parcerias produtivas

Outra vantagem proporcionada pela terceirização é a possibilidade de construir parcerias significativas para o negócio com os fornecedores.

A companhia pode, por exemplo, escolher uma prestadora tecnicamente especializada, e que tenha muita experiência de mercado, para agregar valor e contribuir estrategicamente com o seu crescimento.

Captação de especialistas em todas as etapas da operação

Por fim, poder contar com profissionais e até equipes completas, experientes, com conhecimentos técnicos específicos e capazes de realizar os serviços com maior qualidade e excelência, se configura como um grande diferencial competitivo.

Nesse sentido, a terceirização de serviços pode ser considerada uma profissionalização das tarefas. Afinal, as empresas prestadoras estão sempre buscando oferecer colaboradores que são preparados e devidamente qualificados para exercer as funções contratadas.

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