7 dicas para criar metas profissionais e de equipe que funcionam

7 dicas para criar metas profissionais e de equipe que funcionam

criar metas
criar metas

Criar metas é fundamental para o planejamento e execução do plano de ação para todos os tipos de objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. São as metas que nos lembram em qual direção seguir e nos ajudam a fazer escolhas, a fim de manter o foco, além de fornecerem elementos que indicarão se precisamos mudar o curso das atividades ou seguir em frente.

Mas como criar metas inteligentes para a empresa, que de fato mantenham o negócio alinhado com os objetivos da organização, motivem os colaboradores e unam a equipe?

Para ajudá-lo, separamos sete dicas para criar metas profissionais e de equipe que funcionam. Acompanhe!

1. Estabeleça metas que a equipe possa alcançar

A médio prazo, as pessoas não conseguem perseguir algo que nunca alcançarão. Por isso, metas inalcançáveis, que jamais são cumpridas, desmotivam a sua equipe e afugentam seus melhores talentos, além de comprometerem a credibilidade de quem as criou.

Estabelecer metas que sejam desafiadoras, mas atingíveis, cumpre muito melhor o papel de motivar os colaboradores, que vão se esforçar ao máximo para dar continuidade aos resultados no próximo ciclo.

É importante, na hora de planejar as metas, levar em consideração aspectos como a entrada de um novo concorrente no mercado, sazonalidade e alterações no macroambiente que possam interferir diretamente nos resultados.

2. Construa relacionamentos de confiança com a sua equipe

Equipes de alta performance alcançam elevados níveis de inovação, compromisso com o trabalho e criatividade. Se você não conquistar a confiança da sua equipe, as pessoas que fazem parte dela vão ter a tendência em reter ideias, observações ou perguntas. Isso interfere muito no pensamento criativo e na resolução proativa de problemas e só assim eles conseguirão alcanças as metas que você criou.

Com o passar do tempo, essa situação resulta em uma perda significativa do capital intelectual. Equipes de alto desempenho compreendem que os relacionamentos dependem do contexto das conversas que os profissionais têm ou não uns com os outros.

Relações de confiança, aliadas a boas conversas, contribuem para a empatia, colaboração, comprometimento e engajamento necessários para alcançar a excelência competitiva.

Quando as pessoas que fazem parte da equipe não criam laços de confiança entre si, não assumem, verdadeiramente, as circunstâncias necessárias para, de fato, otimizar a performance das empresas.

3. Envolva a sua equipe no estabelecimento das metas

É fundamental envolver as pessoas nos processos das metas e, principalmente, no planejamento estratégico da organização. Como membro da empresa e do mercado em que atua, sua equipe sabe o que é possível ser alcançado. Essa etapa é interessante, pois engaja os indivíduos e colabora para que o time compreenda aonde a organização quer estar a longo prazo.

Sendo assim, facilite ao máximo para conectar a necessidade de criação de um legado pessoal com a construção do legado para o negócio. Não é fácil, contudo, caso tenha êxito, contará com uma equipe altamente engajada.

4. Mantenha a sustentabilidade das relações

Parece óbvio, mas muitas empresas, na ânsia por aumentar a produtividade das suas equipes, criam metas que, apesar de atingíveis, não se sustentam.

É importante planejar todas as etapas das metas e abrir um leque de submetas envolvendo todo o time. Isso ajuda a criar uma rede de colaboração, em que a contribuição de cada um é fundamental para o sucesso de todos.

Assim, é possível criar a sensação de interdependência necessária para o engajamento, além de favorecer a consolidação de um coerente sistema de reconhecimento dos colaboradores. É também a base de sustentação para um modelo regido pelo mérito.

Lembre-se que, em um ambiente onde o desempenho por mérito é valorizado, é conferido peso ao esforço individual em benefício do coletivo. Dessa forma, é possível evitar injustiças, onde um profissional descompromissado com a empresa acesse as mesmas vantagens remuneratórias daqueles engajados. Sem meritocracia, não temos engajamento que se sustente.

5. Incentive o compromisso e o espírito de equipe

A base para um time de alto desempenho não é um amontoado de dicas que você coloca em prática a partir de palavras escritas. Equipes de excelência são formadas por um conjunto de compromissos que vem da empatia e da colaboração.

A prática desses compromissos traz ações cotidianas que geram um trabalho de excelência e que produzem resultados motivadores. Os compromissos manifestados pelas equipes de alto desempenho incluem:

  • se sentir dono da empresa, área ou projeto em que atua;
  • o compromisso com o bom relacionamento e a verdade;
  • o comprometimento de assumir 100% da responsabilidade e o de prestar contas pelos compromissos que cada membro da equipe se propôs a realizar.

6. Promova reuniões de feedback

Equipes de alta performance aprendem novas formas de participar das reuniões de feedback para conquistar resultados fundamentalmente colaborativos, de forma mais produtiva, em busca das metas.

As pessoas que fazem parte da equipe precisam aprender a controlar o tom da reunião, com frequência relembrar o objetivo da meta em questão, verificar o andamento dos compromissos assumidos por todos, notificar e gerenciar atrasos assim como refletir sobre a coerência entre o plano e a sua consistência com a missão.

Também é preciso aprender a olhar para além do senso comum e focar no compromisso de gerar avanços significativos. Quando melhorias são assumidas como possíveis, elas começam a acontecer.

7. Aposte nas técnicas do Team Building

Team Building, ou “Construção de Equipe”, é um recurso que as organizações utilizam para fazer com que o espírito de grupo se fortaleça no ambiente de trabalho, incentivando o desempenho e a produtividade das pessoas que fazem parte dela.

No geral, a construção de equipes de alta performance nos conceitos do Team Building consiste em trabalhar ações descontraídas com características lúdicas e desafiadoras em um espaço fora do ambiente corporativo, normalmente ao ar livre.

Isso acontece com a finalidade de desenvolver o espírito de cooperação, a liderança, o comprometimento e a cumplicidade entre o time, indo além de uma simples ação motivacional.

Para que as metas tenham êxito, é preciso se manter atualizado e investir no capital intelectual da empresa. Uma equipe formada por profissionais com comportamento de liderança, unidos e dispostos a resolver conflitos proativamente e em conjunto traz um grande e importante diferencial para as empresas.

O que você achou das nossas dicas para criar metas profissionais e de equipe que funcionam? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *