Consultoria para contratação em cargos de gestão: por que contratar?

Consultoria para contratação em cargos de gestão: por que contratar?

A contratação de colaboradores para os cargos de gestão requer atenção e planejamento diferenciado por parte dos profissionais de recursos humanos.

Dentro de uma empresa, essas funções são estratégicas e carregam o peso de responsabilidades essenciais para sobrevivência do negócio. Afinal, as decisões dos gestores afetam todo funcionamento de uma companhia.

Sendo assim, o ideal é contar com o auxílio especializado de uma consultoria em todas as etapas do processo de recrutamento e seleção.

Prossiga para entender como ela funciona e descobrir as diversas vantagens de contar com seu suporte!

Qual a importância da consultoria na contratação de cargos de gestão?

A contratação para cargos de gestão apresenta características diferentes daquelas cotidianamente realizadas por um departamento de recursos humanos.

Os gestores ocupam uma função estratégica e abrangente dentro de qualquer empresa. Sua responsabilidade envolve a tomada de decisões cruciais que afetam profundamente o andamento do negócio.

Consequentemente, o planejamento desse tipo de contratação deve ser diferente daquele realizado para as demais funções, inclusive com critérios específicos.

Outra particularidade desse tipo de contratação é sua menor ocorrência. Uma empresa de vendas, por exemplo, efetuará, ao longo de sua existência, um número gigantesco de contratações de vendedores em comparação às trocas de gestores.

Logo, dificilmente seu departamento de RH conseguirá acumular experiência na realização de processos desse tipo. Isso porque sua base de dados será relativamente baixa.

Por outro lado, o processo seletivo de cargos de gestão exige alguns ajustes, tanto para atender ao seu nível de exigência como para atrair os profissionais mais qualificados. O que obviamente demanda o conhecimento das melhores práticas para o recrutamento e seleção de gestores.

Sendo assim, podemos concluir que os problemas de contratação para cargos de gestão são especialmente os seguintes:

  • planejamento inadequado;
  • falta de experiência;
  • desconhecimento de conceitos e práticas específicas.

Nesse sentido, o papel de uma consultoria é justamente suprir tais lacunas, oferecendo as soluções para esses desafios. Continue lendo!

Como funciona a consultoria para contratação em cargos de gestão?

A consultoria atua nas etapas dos processos de recrutamento e seleção, ora substituindo atividades do departamento da empresa, ora complementando sua atuação, de acordo com os direitos e obrigações pactuados. Veja como funciona:

Planejamento

Inicialmente, o trabalho especializado ajuda na identificação das características e necessidades da empresa, podendo, inclusive, atuar na atualização do perfil da vaga.

Nesse momento, o suporte oferecido pela consultoria compreende o próprio planejamento do processo, de modo que podemos contar com seu conhecimento e experiência também para definir:

  • as fontes de divulgação de vagas;
  • os canais de comunicação com gestores;
  • as formas de atrair esses profissionais;
  • os métodos apropriados de abordagem;
  • as técnicas de seleção.

Vale ressaltar que o desenvolvimento dessas etapas no futuro pode ocorrer com os consultores assumindo diretamente certas atividades. Logo, a assessoria não está limitada à ajuda teórica.

Técnica de hunting

Em um processo orientado para cargos de gestão, a abertura de vagas não pode ser geral e irrestrita. Isso porque a mudança em posições estratégicas pode gerar a demissão de colaboradores ou a retirada de profissionais de outras empresas.

Por exemplo, seria inadequado divulgar abertamente em um jornal que estamos procurando gestores dispostos a abandonar os cargos que exercem e ingressar em nossa companhia.

Sendo assim, as consultorias utilizam bastante a técnica de hunting (caça), Nela, os profissionais com a qualificação e o perfil desejados são abordados pessoal e sigilosamente, ainda que não estejam à procura de uma nova colocação.

Tal abordagem é realizada de maneira extramente cuidadosa, sempre apresentando a cultura, expectativas e objetivos da empresa.

Assim, a consultoria motiva os potenciais gestores, deixando-os interessados no projeto e mantendo a confidencialidade da procura.

Rede de contatos

Outra possibilidade é a existência de redes de contatos e de canais de comunicação próprios, além de acesso a bancos de dados profissionais.

É muito comum, inclusive, que as consultorias tenham parceiros e conheçam pessoas-chave para encontrar os melhores candidatos.

Essas alianças podem integrar desde empresas nacionais, até firmas e assessorias estrangeiras. Logo, expandem as opções e a abrangência da atuação dos recrutadores.

Triagem de currículos

É natural que, após as atividades de busca por candidatos, surjam inúmeros indivíduos interessados na vaga, embora apenas alguns poucos detenham as caraterísticas necessárias para se tornarem bons concorrentes.

Sendo assim, a filtragem dos currículos é mais do que necessária para otimizar os recursos disponíveis e facilitar a execução das demais etapas.

Assim, o papel da consultoria é selecionar apenas os currículos aderentes à descrição do cargo, sempre adotando critérios objetivos e conhecidos pela empresa.

Mapa da personalidade dos candidatos

A importância das características pessoais em cargos de gestão é gigantesca. O futuro gestor será o responsável por orientar uma grande quantidade de recursos e, muitas vezes, por implementar mudanças significativas.

De fato, o ideal é que exista um perfeito alinhamento entre o perfil do potencial gestor e as expectativas da empresa. O que será alcançado com maior facilidade se conhecermos sua maneira de pensar e ver o mundo.

Por isso, além da triagem de currículos, o auxílio especializado traça o mapa da personalidade dos candidatos, a fim de que os diretores de RH conheçam suas ideias, visão do negócio, temperamento, motivação, etc.

Seleção de candidatos

Nas etapas de seleção dos candidatos, a consultoria inicia sua atuação na intermediação entre os postulantes ao cargo de gestão e a empresa. É ela que, quase sempre, realizará os primeiros contatos, especialmente em relação aos candidatos atraídos pela técnica de hunting.

A seguir, atuando conjuntamente com o departamento de RH, o auxílio especializado contribui com a identificação dos profissionais mais adequados à vaga. Esses serão os convocados para as entrevistas.

Vale ressaltar que a consultoria auxilia também na definição, elaboração e aplicação das técnicas de seleção, como a própria entrevista, testes psicológicos, provas de conhecimento, etc.

Ao final, os profissionais externos elaboram relatórios detalhados sobre o desempenho dos candidatos em cada uma das etapas, dando à empesa os elementos necessários para tomar sua decisão a respeito de quem contratar.

Quais são os benefícios de uma consultoria para contratação de cargos de gestão?

A consultoria pode trazer inúmeros benefícios para empresa, contribuindo com sua experiência, conhecimento e recursos para que o recrutamento atinja seus objetivos. Por exemplo:

Otimizar recursos

Ao trazer sua experiência sobre o que funciona e o que não funciona, a consultoria ajuda na redução dos custos do recrutamento, principalmente eliminando ações pouco efetivas e orientando para os caminhos mais certeiros.

Reduzir a exposição dos candidatos

Uma das dificuldades de encontrar gestores é a exposição que a participação em um recrutamento pode acarretar. Ora, ninguém deseja se indispor com os atuais empregadores na busca por uma nova colocação.

Por isso, o conhecimento acerca das abordagens e técnicas corretas é fundamental, inclusive nas ocasiões em que o processo deve ser sigiloso.

Trazer parâmetros para seleção

Os profissionais especializados possuem uma base de informações muito maior do que os departamentos internos que apenas eventualmente contratam gestores.

Sendo assim, a consultoria é vital para trazer parâmetros eficientes com objetivo de comparar os perfis e currículos dos profissionais.

Enfrentar os imprevistos

Sem a experiência nesse modelo específico de contratação, dificilmente um departamento de RH terá condições de lidar com os problemas que podem surgir no decorrer do processo.

Nesse sentido, a função do auxílio especializado é fornecer soluções testadas em imprevistos, o que acaba se tornando um grande benefício.

Aumentar o percentual de acerto

Os consultores se preocupam com os mínimos detalhes de um recrutamento, oferecendo as melhores opções em cada uma das suas etapas.

Portanto, a principal consequência da consultoria para cargos de gestão é aumentar as chances de contratação do profissional mais apto a atender às expectativas da companhia.

Agora que você já entende por que é importante contar com esse tipo de consultoria, dê uma passo à frente e entre em contato com a nossa equipe! Assim, você encontrará a solução mais adequada para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *