Conheça alguns truques de contratação que vão revolucionar seus métodos
Conheça alguns truques de contratação que vão revolucionar os seus métodos

Conheça alguns truques de contratação que vão revolucionar os seus métodos

truques-de-contratação

“Mude suas perguntas, mude sua vida” Cal Fussman

Já ouviu falar de Cal Fussman? O autor americano é um renomado recrutador mundial. Ele ensina ao RH algumas dicas de como fazer as perguntas certas para alguém, para contratar os melhores talentos. Quer conhecer alguns desses truques de contratação? Acompanhe o artigo de hoje!

Fussman já usou dos mais diversos assuntos nas entrevistas, incluindo Muhammad Ali, Mikhail Gorbachev, Al Pacino, Jimmy Carter e Richard Branson. Ele defende que as empresas devem fazer perguntas baseadas em uma espécie de conto que envolva o candidato.

Por onde começar

O mais importante entre um entrevistador e o entrevistado é estabelecer confiança. Se os recrutadores querem que o candidato seja autêntico, eles também devem ser. Ao invés de entrar na sala de entrevista com uma lista de perguntas pouco flexível, o americano sugere que a conversa siga com naturalidade. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa sobre o entrevistado e ouvir o que ele tem a dizer.

É impossível conduzir uma entrevista com perguntas inflexíveis, pois elas geram respostas vazias, o que pode gerar falhas no processo. Por esse motivo, os RHs têm utilizado, cada vez mais, tecnologias, como o AssessFirst, para ter uma melhor perspectiva do candidato.

Truques de contratação

Cal revela quais são os seus maiores truques de contratação: primeiro pense com o coração, depois com a cabeça e, então, com a alma. Comece uma conversa casual para criar confiança, em seguida use uma pergunta que levará a entrevista para um outro rumo e finalize com perguntas que o candidato não está esperando, pois daí surgem as mais autênticas respostas.

Perguntas como “qual a sua maior qualidade?” E “qual o seu maior defeito?” já são batidas e todos estão esperando por isso. Fazer perguntas como “qual música descreve você?” ou “qual seu filme favorito?” pode abrir ainda mais o leque da entrevista, além de obter uma resposta mais honesta. A partir daí, a pergunta é “Por quê?”. Ela sempre deve vir depois desse tipo de questionamento, pois tornará a entrevista ainda mais dimensional.

Por último, Cal ressalta que o maior erro das entrevistas é o entrevistado procurar ser correto para a vaga e não honesto com quem realmente é. Não ser classificado em um processo seletivo, para muitos, é um fracasso, mas não é bem assim. Não é uma questão de a pessoa ser boa ou ruim e, sim, sobre ser quem mais se adapta à cultura da companhia.

E aí? Conhecia Cal Fussman? O que achou das dicas? Deixe para a gente nos comentários qual a sua opinião sobre esse assunto e não deixe de seguir o Grupo Selpe nas redes sociais para sempre receber novos artigos!

One Reply to “Conheça alguns truques de contratação que vão revolucionar os seus métodos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *