Como mensurar os resultados proporcionados pelo RH na sua empresa?
Como mensurar os resultados proporcionados pelo RH na sua empresa?

Como mensurar os resultados proporcionados pelo RH na sua empresa?

Para efetivar o setor de RH como estratégico dentro das organizações, é preciso acompanhar e mensurar resultados. O ROI, que em uma tradução literal do inglês significa Retorno Sobre o Investimento (Return On Investment) é a ferramenta ideal para isso.

O método calcula a porcentagem de retorno sobre um determinado investimento. Podemos dizer que ROI é a relação entre o recurso que foi empregado em determinada ação e o que resultou efetivamente de lucro ou prejuízo para a empresa.

Assim, o ROI colabora para otimizar os investimentos de qualquer setor, inclusive de Recursos Humanos, onde ele pode auxiliar o negócio a diminuir custos e reduzir riscos, melhorando o tempo das pessoas em prol da organização com o objetivo de buscar uma dedicação mais efetiva dos colaboradores.

Qual é a importância do ROI para mensurar resultados no RH?

A área de Recursos Humanos, assim como todos os departamentos internos das empresas, devem propor maneiras para medir os resultados das suas atividades e funções para poder priorizar projetos e competir por investimentos.

Escolher a melhor métrica e avaliar ROI dos projetos é fundamental para conquistar uma visão real sobre os investimentos da empresa.

Assim, também para o setor de Recursos Humanos, o ROI é uma ferramenta muito importante para justificar os investimentos direcionados a iniciativas voltadas aos talentos da organização.

No RH, é importante medir não somente os benefícios diretos, mas também os indiretos proporcionados pelo investimento, como nos casos de investimentos em treinamento e desenvolvimentos dos talentos.

Como fazer o cálculo do ROI voltado para o setor de RH?

O primeiro passo para calcular o ROI é criar métricas que sejam aceitas por todos os departamentos e considerar nestas medidas todos os benefícios indiretos e intangíveis.

Para o RH, em regra, o ROI deve ser calculado seguindo as seguintes regras:

  1. Mensure um benefício recebido
  2. Subtraia dele o total aplicado
  3. Divida o resultado pelo investimento
  4. Multiplique por cem

Veja o exemplo:

Suponhamos que você investiu R$ 4.000,00 em um treinamento para seus colaboradores e alguns líderes da empresa. Ao final de um mês, esse treinamento proporcionou o retorno de R$ 16.000,00 e reduziu em custo mensal o equivalente a R$ 6.000,00. Isso revela que houve um aumento de R$ 22.000,00 na receita. Substituindo na fórmula, tem-se:

ROI = (22.000 – 4.000) / 4.000

ROI = 4,5

Calculando a taxa percentual:

4,5 x 100 = 450%

Levando em consideração que um retorno sobre o investimento já é um fator muito bom, esse valor pode representar um valioso retorno. É como investir em uma aplicação do mercado financeiro um valor de R$ 100,00 e ganhar, ao final do mês, de R$ 450,00!

De qualquer forma, para avaliar a relevância desse número, é necessário definir uma métrica de desempenho a partir de sua análise de mercado, identificando um valor aceitável para a empresa.

Como avaliar a métrica após o cálculo do ROI?

Para compreender com mais profundidade o cálculo de ROI em RH, é fundamental conhecer as considerações de Jack Phillips, presidente do ROI Institute, nos Estados Unidos.

Para cada projeto de Recursos Humanos, é analisada a reação a ele (nível 1: reação). O segundo passo é considerar o aprendizado que foi preciso para o projeto acontecer (nível 2: aprendizado). Em seguida, é necessário medir a forma como os funcionários desenvolveram o programa (nível 3: aplicação e execução).

Viabilizando a aplicação, surge o impacto nos negócios da organização (nível 4: impacto). Para finalizar é calculado o ROI, transformando as medidas em capital (nível 5: ROI). Esse método é o mesmo utilizado por gerentes da área financeira para fazer o cálculo de ROI nas finanças da empresa.

Como medir o ROI no RH da sua empresa?

Para aplicar o ROI no setor de Recursos Humanos, recomenda-se aprofundar os conhecimentos, participando de treinamentos e cursos que ensinam a mensurá-lo. Você também consegue se capacitar lendo livros sobre o assunto.

Com isso, você estará preparado para escolher quais tipos de ferramentas podem ser usados para mensurar o ROI, sendo que, na maioria das vezes, os mais caros são os prediletos, pois conseguem agregar mais valor aos negócios.

Para o sucesso na implantação do ROI, é válido lembrar que quanto mais bem treinados e estimulados os colaboradores estiverem, mais altas são as chances de atingir as metas propostas no planejamento. Com o ROI, é possível relacionar o investimento em gestão do pessoal com o alcance das metas.

Quais ações de RH podem ser avaliadas com o ROI?

A Sociedade de Gestão de Recursos Humanos dos EUA (SHRM) publicou estudos com empresas que utilizam o ROI em seus processos, nas quais foram aplicadas avaliações nas áreas de aprendizagem, desenvolvimento e mudança, seleção, integração e retenção de colaboradores.

Também foram avaliados sistemas de recompensa, remuneração e gestão de desempenho, bem como relacionamento entre colaboradores, engajamento, assim como segurança, saúde e bem-estar.

As empresas que calculam o ROI nesses tipos de atividades estão conquistando bons resultados. Isso porque a mensuração dos resultados ajuda na obtenção de investimentos e aumenta o comprometimento das organizações com o setor de RH.

Como avaliar o retorno em treinamento e desenvolvimento?

Quanto mais alinhadas as ações de treinamento e desenvolvimento com os resultados conquistados pela organização, mais relevante se torna o setor de Recursos Humanos.

Um fator muito importante para a negociação interna de investimentos é a reputação de uma área e seus profissionais, e sendo comprovado que os treinamentos trazem retorno para a organização, o setor de Recursos Humanos ganha autoridade para seus projetos.

Assim, o ROI é um dos indicadores que podem auxiliar no alinhamento das ações de RH e dos programas de treinamento e desenvolvimento com os objetivos empresariais e as estratégias da organização.

Finalmente, o setor de Recursos Humanos, através da mensuração de resultados, está assumindo uma nova posição, tornando-se um impulsionador de negócios, deixando de ser visto como um setor oneroso para as empresas e começando a ser visto como um departamento essencial para a empresa.

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