Como mensurar os resultados proporcionados pelo RH na sua empresa?

Como mensurar os resultados proporcionados pelo RH na sua empresa?

Para efetivar o setor de RH como estratégico dentro das organizações, é preciso acompanhar e mensurar resultados. O ROI, que em uma tradução literal do inglês significa Retorno Sobre o Investimento (Return On Investment) é a ferramenta ideal para isso.

O método calcula a porcentagem de retorno sobre um determinado investimento. Podemos dizer que ROI é a relação entre o recurso que foi empregado em determinada ação e o que resultou efetivamente de lucro ou prejuízo para a empresa.

Assim, o ROI colabora para otimizar os investimentos de qualquer setor, inclusive de Recursos Humanos, onde ele pode auxiliar o negócio a diminuir custos e reduzir riscos, melhorando o tempo das pessoas em prol da organização com o objetivo de buscar uma dedicação mais efetiva dos colaboradores.

Qual é a importância do ROI para mensurar resultados no RH?

A área de Recursos Humanos, assim como todos os departamentos internos das empresas, devem propor maneiras para medir os resultados das suas atividades e funções para poder priorizar projetos e competir por investimentos.

Escolher a melhor métrica e avaliar ROI dos projetos é fundamental para conquistar uma visão real sobre os investimentos da empresa.

Assim, também para o setor de Recursos Humanos, o ROI é uma ferramenta muito importante para justificar os investimentos direcionados a iniciativas voltadas aos talentos da organização.

No RH, é importante medir não somente os benefícios diretos, mas também os indiretos proporcionados pelo investimento, como nos casos de investimentos em treinamento e desenvolvimentos dos talentos.

Como fazer o cálculo do ROI voltado para o setor de RH?

O primeiro passo para calcular o ROI é criar métricas que sejam aceitas por todos os departamentos e considerar nestas medidas todos os benefícios indiretos e intangíveis.

Para o RH, em regra, o ROI deve ser calculado seguindo as seguintes regras:

  1. Mensure um benefício recebido
  2. Subtraia dele o total aplicado
  3. Divida o resultado pelo investimento
  4. Multiplique por cem

Veja o exemplo:

Suponhamos que você investiu R$ 4.000,00 em um treinamento para seus colaboradores e alguns líderes da empresa. Ao final de um mês, esse treinamento proporcionou o retorno de R$ 16.000,00 e reduziu em custo mensal o equivalente a R$ 6.000,00. Isso revela que houve um aumento de R$ 22.000,00 na receita. Substituindo na fórmula, tem-se:

ROI = (22.000 – 4.000) / 4.000

ROI = 4,5

Calculando a taxa percentual:

4,5 x 100 = 450%

Levando em consideração que um retorno sobre o investimento já é um fator muito bom, esse valor pode representar um valioso retorno. É como investir em uma aplicação do mercado financeiro um valor de R$ 100,00 e ganhar, ao final do mês, de R$ 450,00!

De qualquer forma, para avaliar a relevância desse número, é necessário definir uma métrica de desempenho a partir de sua análise de mercado, identificando um valor aceitável para a empresa.

Como avaliar a métrica após o cálculo do ROI?

Para compreender com mais profundidade o cálculo de ROI em RH, é fundamental conhecer as considerações de Jack Phillips, presidente do ROI Institute, nos Estados Unidos.

Para cada projeto de Recursos Humanos, é analisada a reação a ele (nível 1: reação). O segundo passo é considerar o aprendizado que foi preciso para o projeto acontecer (nível 2: aprendizado). Em seguida, é necessário medir a forma como os funcionários desenvolveram o programa (nível 3: aplicação e execução).

Viabilizando a aplicação, surge o impacto nos negócios da organização (nível 4: impacto). Para finalizar é calculado o ROI, transformando as medidas em capital (nível 5: ROI). Esse método é o mesmo utilizado por gerentes da área financeira para fazer o cálculo de ROI nas finanças da empresa.

Como medir o ROI no RH da sua empresa?

Para aplicar o ROI no setor de Recursos Humanos, recomenda-se aprofundar os conhecimentos, participando de treinamentos e cursos que ensinam a mensurá-lo. Você também consegue se capacitar lendo livros sobre o assunto.

Com isso, você estará preparado para escolher quais tipos de ferramentas podem ser usados para mensurar o ROI, sendo que, na maioria das vezes, os mais caros são os prediletos, pois conseguem agregar mais valor aos negócios.

Para o sucesso na implantação do ROI, é válido lembrar que quanto mais bem treinados e estimulados os colaboradores estiverem, mais altas são as chances de atingir as metas propostas no planejamento. Com o ROI, é possível relacionar o investimento em gestão do pessoal com o alcance das metas.

Quais ações de RH podem ser avaliadas com o ROI?

A Sociedade de Gestão de Recursos Humanos dos EUA (SHRM) publicou estudos com empresas que utilizam o ROI em seus processos, nas quais foram aplicadas avaliações nas áreas de aprendizagem, desenvolvimento e mudança, seleção, integração e retenção de colaboradores.

Também foram avaliados sistemas de recompensa, remuneração e gestão de desempenho, bem como relacionamento entre colaboradores, engajamento, assim como segurança, saúde e bem-estar.

As empresas que calculam o ROI nesses tipos de atividades estão conquistando bons resultados. Isso porque a mensuração dos resultados ajuda na obtenção de investimentos e aumenta o comprometimento das organizações com o setor de RH.

Como avaliar o retorno em treinamento e desenvolvimento?

Quanto mais alinhadas as ações de treinamento e desenvolvimento com os resultados conquistados pela organização, mais relevante se torna o setor de Recursos Humanos.

Um fator muito importante para a negociação interna de investimentos é a reputação de uma área e seus profissionais, e sendo comprovado que os treinamentos trazem retorno para a organização, o setor de Recursos Humanos ganha autoridade para seus projetos.

Assim, o ROI é um dos indicadores que podem auxiliar no alinhamento das ações de RH e dos programas de treinamento e desenvolvimento com os objetivos empresariais e as estratégias da organização.

Finalmente, o setor de Recursos Humanos, através da mensuração de resultados, está assumindo uma nova posição, tornando-se um impulsionador de negócios, deixando de ser visto como um setor oneroso para as empresas e começando a ser visto como um departamento essencial para a empresa.

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