Como a terceirização de recrutamento e seleção funciona?

Como a terceirização de recrutamento e seleção funciona?

A sua equipe de RH está se sentindo sobrecarregada? Você e sua equipe tem tempo disponível para investir em processos estratégicos na organização?

O processo de recrutamento e seleção é central dentro de qualquer empresa, afinal, os colaboradores são os seus mais valiosos recursos e o seu diferencial no mercado.

Encontrar talentos alinhados com os valores da sua instituição é fundamental para manter a qualidade dos seus processos e produtos, e melhorar a experiência dos seus clientes. A terceirização de recrutamento e seleção é uma iniciativa capaz de trazer diversos benefícios para uma empresa.

No artigo de hoje, explicaremos como funciona a terceirização e quais as vantagens que ela pode trazer ao seu negócio. Acompanhe o post e esclareça suas dúvidas!

Importância estratégica do recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é o processo no qual você vai encontrar os talentos para preencher os cargos da sua empresa da melhor forma possível. É por meio dele que você descobre profissionais alinhados com os valores da sua organização e dispostos a dar o seu melhor para atingir seus objetivos de negócio.

Contudo, esse é um processo em constante transformação. A todo momento surgem novas ferramentas e teorias que tornam esse procedimento mais eficaz. Por isso, ele exige constante atualização e capacitação da sua equipe de RH para atingir os resultados esperados.

Garantir a qualidade nessa estratégia é essencial para alavancar o crescimento da sua organização, melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços.

Um processo seletivo mal feito faz com que você corra o risco de contratar um profissional que não corresponde às suas expectativas. Isso amplia as chances de uma demissão prematura, aumenta as despesas financeiras e desperdiça o tempo da sua equipe de RH com a realização de um novo processo seletivo.

Dessa forma, no momento de planejar como serão as suas futuras admissões, é importante considerar a possibilidade de contratar uma empresa especializada na área.

Terceirização do recrutamento e seleção

Apesar de ser um processo crítico, que influencia nos resultados da empresa como um todo, o recrutamento e seleção não está diretamente ligado à atividade-fim de um negócio. Contudo, com a flexibilização da legislação brasileira em relação à terceirização de serviços, esse investimento está se tornando cada vez mais vantajoso para as empresas.

A terceirização permitirá que você tenha acesso a profissionais especialistas e altamente qualificados para a realização do recrutamento e seleção da sua empresa. Dessa forma, ela se torna uma alternativa para a melhoria da qualidade do seu processo seletivo, sem que haja necessidade de grandes investimentos na capacitação da sua equipe de RH.

Todavia, alguns cuidados são necessários antes de contratar uma empresa terceirizada.

O primeiro passo é conversar abertamente com a sua equipe de RH sobre essa mudança. É importante esclarecer os motivos que o levaram à essa escolha e as vantagens que ela trará para a sua empresa. Isso evitará que sua equipe se sinta ameaçada ou insegura, e incentivará a participação de todos nesse processo de decisão.

Também é essencial se informar sobre a empresa terceirizada antes de fechar qualquer contrato. Avalie o seu leque de clientes e a capacitação dos seus funcionários. Dessa forma, você garante a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, avalie também a forma como a empresa realiza os seus serviços, afinal, existem diversas ferramentas de recrutamento e seleção disponíveis no mercado.

Algumas organizações realizam esse processo de forma on-line. Já outras preferem investir em seleções presenciais. A melhor forma de realizar o processo dependerá da realidade da sua organização e das suas expectativas.

Por fim, é essencial manter o canal de comunicação aberto entre a sua empresa e a terceirizada. Antes de começar o processo é importante adequar as suas expectativas às da empresa que você está contratando. Além disso, você é responsável por passar todas as informações sobre as suas necessidades e cultura da sua organização para garantir a qualidade do processo.

Funcionamento da terceirização do recrutamento e seleção

Ao contratar uma empresa especializada em recrutamento e seleção, o primeiro passo será o agendamento de uma reunião para explorar as suas expectativas e descobrir a melhor forma de realizar o processo para atendê-las. Nesse momento, é importante que você forneça todas as informações solicitadas pela empresa contratada para que ela consiga planejar o processo de maneira adequada.

Para obter os melhores resultados, a empresa terceirizada precisa de informações completas sobre o cargo para o qual será contratado um profissional. Além disso, ela precisa entender suas metas de longo prazo e os valores da sua empresa. Dessa forma, conseguirá contratar um profissional capacitado e alinhado com a cultura organizacional do seu negócio.

Durante o processo de recrutamento e seleção, é importante manter contato com a empresa terceirizada. Dessa forma, você consegue acompanhar de perto todas as etapas do processo, alinhando prazos e necessidades.

Por fim, a empresa poderá sugerir um ou mais candidatos para a contratação. Mas não há motivos de preocupação! A terceirização do recrutamento e seleção gera relatórios sobre cada um dos indicados. Com essas informações em mãos, você será capaz de selecionar aquele que for mais indicado para atender às suas necessidades.

Benefícios da terceirização do processo seletivo

A terceirização do recrutamento e seleção traz uma série de vantagens para a sua empresa.

A primeira delas está relacionada à melhoria da qualidade do seu processo seletivo. Ao contratar uma empresa especializada, você aumenta a probabilidade da contratação de um profissional com as competências e habilidades que a sua organização precisa no momento.

Dessa forma, você reduz custos com demissões muito rápidas e diminui a sua rotatividade. Além disso, melhora a qualidade dos seus serviços e produtos ao reunir profissionais melhores dentro da sua organização.

A terceirização também diminui a sobrecarga do setor de RH e otimiza os seus processos. Com isso, essa área se torna mais estratégica e pode realizar iniciativas mais alinhadas com os seus objetivos a longo prazo, como ações para melhorar a motivação e o engajamento dos seus funcionários. Dessa forma, o RH gera mais resultados para a sua organização como um todo.

Como você pôde ver, a terceirização de recrutamento e seleção da sua empresa pode ser uma alternativa para aumentar a qualidade do seu processo. De forma correta, ela lhe ajudará a ampliar a competitividade do seu negócio no mercado, favorecendo seu posicionamento estratégico.

Gostou do post? Se você quer saber mais ou deseja esclarecer outras dúvidas sobre esse processo, deixe o seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *