Carreira em W: profissionais mais versáteis e a união de gestão com técnica

Carreira em W: profissionais mais versáteis e a união de gestão com técnica

Com as mudanças de mercado acontecendo cada vez mais rápida e frequentemente, a necessidade de profissionais cada vez mais versáteis e flexíveis também aumentou. Com isso, a chamada carreira em W vem se destacando como uma nova forma de gestão.

Como é uma tendência que deve ser consolidada nos próximos anos, é importante que você esteja por dentro de alguns conceitos que envolvem essa forma de gestão.

O que é carreira em W?

A letra W na verdade representa um “zig-zag”, porque diferente das carreiras tradicionais, a carreira em W permite que o profissional atue tanto a frente de liderança quando na parte técnica.

A ideia aqui é moldar o talento para uma profissão mais versátil, para que ele tenha capacidade de atuar em várias áreas. Alguns exemplos de cargos chave nessa carreira são consultores, gestores de projetos e profissionais de pesquisa.

Por que ser um profissional da carreira em W?

Bom, as empresas mais inovadoras estão deixando para trás a hierarquia vertical para uma mais horizontal, onde a colaboração e evolução de projetos é contínua. Se você já é um especialista, ótimo! Mas e se o cargo precisar de gerenciamento de equipes?

Da mesma forma, você pode ser um bom gestor de pessoas, mas ficar devendo na parte técnica. Então, se alguém lhe pedir orientação, como poderá ajudar? As empresas não têm mais tempo para lidar com esse tipo de situação, então cada vez mais buscam pessoas capacitadas para assumir a responsabilidade “em W” nos mais diversos momentos.

Como o mercado absorveu a nova forma de gestão?

Buscando criar um novo ambiente de trabalho, as empresas estão cada vez mais buscando a carreira em W como solução para reduzir as perdas no mercado, queda de atendimento e baixos resultados financeiros.

Tanto para o mercado quanto para o profissional, essa forma de gestão abre espaço para novas oportunidades. O segmento é mais flexível e você não precisa permanecer em uma carreira estática para o resto da vida.

Existem diversas funções a serem assumidas, principalmente se estiver disposto a investir as competências técnicas focada nos resultados organizacionais. Com a carreira em W é possível aliar todas as habilidades e competências para trilhar um caminho de sucesso.

Para as empresas é muito proveitosos pois aumenta o nível de engajamento e satisfação dos colaboradores e, além disso, o poder de atrair e reter talentos, reduzir o turnover e aumentar o conhecimento aplicado em geral.

Características do profissional típico da carreira em W

Se você é um profissional multidisciplinar ou precisa contratar um, é necessário ficar atento se essas características se destacam:

Comunicação

Geralmente os especialistas de carreiras técnicas têm dificuldades de se comunicar com outras pessoas, por isso quando for recrutar alguém para um segmento de carreira em W é importante avaliar essa característica.

Se você tem dificuldades nessa área, é necessário procurar cursos de oratória ou até atividades lúdicas como o teatro.

Gestão de conflitos

Todo bom gestor deve conseguir negociar frente a conflitos que podem surgir no dia-a-dia da empresa, mas não é todo mundo que nasce com essa competência. A boa notícia é que ela pode ser desenvolvida!

Se você tem dificuldades com a diplomacia, existem cursos de média duração e até pós-graduações que podem conter uma disciplina sobre esse assunto. Se envolvendo mais com estratégias, você ficará mais seguro.

Inovação

Não adianta saber gerenciar equipes e ter conhecimentos de especialista se a inovação não está no seu sangue. É importante que um profissional que escolha a carreira em W saiba lidar com situações de pressão e stress.

Assim é possível fazer com que o profissional cresça, a equipe evolua e a empresa esteja cada vez mais próxima de atingir o sucesso!

Se você pensa em reestruturar a forma de gestão da sua empresa, tem mais um conteúdo aqui importante para você. Entenda como um RH estratégico pode te ajudar nesse processo!

Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, siga o Grupo Selpe no Facebook e LinkedIn!

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *