Big Data no RH: conquistando assertividade em todos processos

Big Data no RH: conquistando assertividade em todos processos

Com o avanço das tecnologias, o uso de dados se torna frequente em quase todas áreas. Dessa forma, há uma tendência para a utilização de informações específicas para gerar insights e aumentar a assertividade em cada ação. No setor de Recursos Humanos não é diferente, são vários processos que contam com Big Data no RH, é justamente sobre isso que vamos falar neste post.

Com a crescente utilização de dados, empresas que colhem bons resultados utilizam Big Data no RH em atividades de Treinamento e Desenvolvimento, Retenção e Atração de talentos e, principalmente, Recrutamento e Seleção. O processo de R&S é um dos maiores beneficiados justamente por ser melhor desenvolvido quando há maior quantidade de informações, o que se torna possível graças à captação de dados dos candidatos.

Big Data no RH: conquistando assertividade em todos processos

Porém, antes de detalharmos sobre as formas de usar Big Data no RH, é preciso deixarmos claro este conceito.

O que é Big Data?

O termo Big Data é referente aos dados que são gerados a cada segundo nos meios digitais, seja em aplicativos, navegadores ou pelo simples uso das tecnologias digitais existentes.

Atualmente, os grandes responsáveis pela geração de dados são os Smartphones e as redes sociais, que armazenam informações de cada interação e movimentação de usuários em suas plataformas e ambientes.

Quando falamos em Big Data, estamos falando sobre o cruzamento de informações de várias fontes diferentes. Seja a movimentação em todos os ambientes online, seja sua movimentação em dispositivos tecnológicos diferentes (celular, TV, relógio), as informações podem ser cruzadas e acabam gerando um histórico pessoal.

Como usar Big Data no RH

Se a gente for olhar para o setor de Recursos Humanos, mais precisamente Recrutamento e Seleção,  podemos dizer que os dados são essenciais para fazer o profissional responsável pelo processo abandonar o achismo e tomar decisões certeiras. São diversas atividades que podem ser melhoradas com o uso de Big Data no RH. Veja algumas:

Triagem de candidatos: por meio da leitura e análise de dados é possível selecionar os candidatos que mais se enquadram no melhor perfil para a vaga. Realizando a captura de informações em redes sociais, sites de banco de currículos e outros, o recrutador tem uma visão melhor do candidato e consegue escolher os melhores para outras etapas da seleção.

Definição de critérios para o preenchimento da vaga: na hora de abrir uma vaga é fundamental definir quais requisitos devem ser preenchidos por um candidato para ser selecionado. Esses critérios podem ser definidos de acordo com os dados de profissionais que passaram por aquele cargo, analisando comportamentos e características, que podem ser analisadas por meio de dados.

O futuro passa pelo uso de Big Data no RH

É cada vez mais importante a estruturação de um setor com resultados assertivos e produtivos, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade de cada contratação. O uso de Big Data é a solução definitiva, afinal, é a forma de ter decisões baseadas dados, diminuindo o número de imprevistos.

O Grupo Selpe oferece duas soluções que contribuem para o uso de Big Data no RH. O Recrutamento Inteligente é um sistema que permite o gerenciamento completo de todas as etapas do processo de R&S. Usando dados para definir cada ação, gerando indicadores de candidatos e possibilitando uma visão completa da atividade.

A outra solução, que pode ser usada em complemento ao RI, é o Assessfirst. A ferramenta permite que o recrutador tenha uma visão do candidato que vai além das informações apresentadas no currículo, por meio de interações com a plataforma o profissional preenche um perfil, apresentando suas competências, mentalidade, habilidades e talentos que podem ser desenvolvidos e que se enquadram em determinado perfil desejável.

Está na hora do setor de Recursos Humanos da sua empresa começar a usar corretamente dados para Recrutamento e Seleção. Entre em contato com a gente e encontre a melhor solução para o uso de Big Data no RH.

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *