Assessment: entenda como fazer uma avaliação de perfil e potencial

Assessment: entenda como fazer uma avaliação de perfil e potencial

Encontrar os talentos certos para as posições dentro da organização garante mais sucesso na performance do negócio. Para isso, é utilizado o método assessment, que valida e mapeia o conjunto de competências de profissionais ou grupos de profissionais de uma organização (candidatos e já contratados) e investiga o nível de harmonia entre as características profissionais desses com as competências exigidas pela empresa em cada situação.

assessment

Para que esse objetivo se realize, é de suma importância avaliar se as características dos profissionais estão de acordo com a cultura da organização e suas metas estratégicas.

Por que o assessment é importante

O assessment torna possível o gerenciamento do capital humano nas empresas, já que viabiliza a integração de competências comportamentais e técnicas dos colaboradores, promovendo o desenvolvimento dos talentos internos de acordo com as necessidades e objetivos da organização.

O assessment proporciona, também, uma visão ampla do profissional e do seu potencial e, ao analisá-lo no contexto da organização, possibilita identificar o quanto o colaborador está preparado para seu cargo atual ou futuro, ou se é preciso desenvolver alguma nova competência.

Cada colaborador é avaliado pelo entendimento das suas forças, pelo potencial e por seus pontos de melhoria. Assim, é possível um sistema de gestão uniforme e coerente.

Para os negócios, o assessment torna possível que os profissionais consigam, de forma eficaz, alinhar processos e estruturar as demandas por resultados estabelecidas para a organização.

Ao tornar possível que os profissionais aumentem sua performance, o assessment permite que eles direcionem o seu desenvolvimento, gerando, assim, maior motivação e fidelização do público interno.

O assessment também colabora para a manutenção e o desenvolvimento de um banco de talentos para a empresa.

Agora acompanhe como fazer uma avaliação de perfil e potencial utilizando o método assessment!

Assessment cognitivo e de personalidade

O assessment cognitivo e de personalidade proporciona uma visão ampla do equilíbrio existente entre as capacidades intelectuais formais de um candidato, sua personalidade, temperamento e comportamento.

Uma avaliação de assessment bem realizada torna possível apontar tipos de inteligência e como esses candidatos e colaboradores podem usá-las ou não de modo que agreguem vantagens para a empresa e até para eles mesmos, no quesito de evolução de carreira e desenvolvimento pessoal.

Assessment motivacional

O assessment motivacional mostra os desejos do candidato ou profissional, seja de forma imediata ou a médio e longo prazo.

Com esses dados, o setor de RH não apenas avalia se as condições de contratação estão de acordo com os objetivos do candidato, mas também se programas motivacionais, cultura empresarial, os planos de carreira e benefícios oferecidos pela empresa serão suficientes para manter e desenvolver esse profissional.

Assim, o assessment motivacional projeta em longo prazo a eficácia de um plano de gestão de pessoas e avalia, além do candidato, o grau de eficiência das políticas organizacionais para retenção dos melhores talentos.

Também permite a escolha de profissionais mais eficientes e pode apontar tendências na área de gestão de pessoas e até mesmo sugerir alterações nos valores de uma empresa e em sua cultura organizacional.

O assessment tem derrubado nas empresas programas motivacionais e benefícios por conta de alguns processos bem realizados.

Esse tipo de avaliação aponta o porquê de isso ocorrer e torna possível que o RH busque soluções que atendam os desejos e anseios dos candidatos e profissionais que a organização almeja para seus quadros.

Padrões de desempenho

Em termos de assessment, métricas de produtividade não são apenas aplicadas no momento presente e nunca se prendem a um único número arbitrário.

Elas precisam levar em consideração a rotina dos profissionais, o comportamento técnico e emocional e os recursos que ele utiliza para o desempenho individual e de equipe.

O assessment nos faz analisar as oportunidades e práticas mais acertadas que cada profissional desenvolve — muitas vezes, por conta própria — e que podem ser reproduzidas por outros membros da equipe como referência em processos de capacitação e aprimoramento.

Por isso, os padrões de desempenho estão sendo periodicamente revistos e analisados por conta do avanço de ferramentas de assessment nas empresas.

Assessment organizacional

O assessment organizacional procura entender o contexto e o ambiente no qual as pessoas realizam seu trabalho.

Esse método pode apontar questões e pontos positivos em áreas que vão desde liderança, saúde ocupacional e a segurança do trabalho, até questões de clima organizacional.

Esse estudo aponta o que a empresa proporciona ao profissional: do fluxo de trabalho ao qual ele é submetido, da forma com a qual a comunicação chega a ele e como isso tudo afeta as pessoas dentro da empresa.

Os resultados dessa avaliação tornam possível que o setor de Recursos Humanos, e mesmo outros departamentos dentro de uma organização, encontre gaps que podem ser aprimorados com programas e atitudes, de modo a proporcionar maior comprometimento e engajamento por parte dos profissionais.

Para os gestores de RH, resumidamente, o assessment organizacional é uma boa forma para produzir argumentos e modificar a maneira como a cultura empresarial é aplicada e incentivada junto ao público interno.

Situações que demandam assessment

  • Seleção, promoção, mapeamento e retenção de profissionais;
  • diagnóstico (identificando necessidades de treinamento e desenvolvimento);
  • coaching;
  • planejamento de carreira;
  • sucessões de cargo.

Ferramentas utilizadas para assessment

Para cumprir as metas estabelecidas em conjunto com o profissional, é preciso utilizar uma série de ferramentas, entre elas, instrumentos de análise de perfil por competências, questionários situacionais, diagnósticos de personalidade, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais semiestruturadas e grupos de foco.

O produto final é um relatório com o perfil de competências dos profissionais e um plano de ação para que as falhas sejam superadas.

De maneira resumida, um relatório de avaliação assessment responde às perguntas: qual a situação atual? Aonde precisamos chegar? Quais as providências necessárias para chegar ao objetivo final?

Resultados esperados pelo método assessment

Para a organização

  • Otimização dos recursos para a área de recrutamento, talento e desenvolvimento da empresa;
  • identificação dos potenciais dos colaboradores e pontos de melhoria, proporcionando para a empresa maior conhecimento sobre seu capital humano;
  • aumento na produtividade;
  • agilidade e assertividade para a gestão tomar decisão no que diz respeito à movimentação de pessoas;
  • aumento na motivação e satisfação da equipe;
  • retenção de talentos.

Para o profissional

  • Otimização das suas potencialidades;
  • mais produtividade;
  • mais satisfação;
  • possibilidade de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

O que você achou deste artigo sobre assessment? Entre em contato conosco para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *