Use uma poderosa arma contra a discriminação em processos seletivos

Use uma poderosa arma contra a discriminação em processos seletivos

Certos grupos de pessoas são estatisticamente menos propensos a conseguir certos empregos ou a ter um período de trabalho mais curto. Existem soluções que permitem um estilo de recrutamento mais igual, graças uma lista de critérios que deve ser usada por um RH estratégico. Um processo que poderia permitir que as empresas recrutassem de forma mais eficiente, evitando a discriminação em processos seletivos

Discriminação em processos seletivos

Quais são os fatores de discriminação em processos seletivos atualmente? E como consertamos isso? Primeiramente, devemos avaliar os potenciais fatores:

  • Falta de qualificações: por várias razões, algumas pessoas raramente têm acesso a determinados tipos de treinamento. Isso pode ser devido a altos custos de certos procedimentos e treinamentos ou ao fato de que as pessoas pensarem que esses cursos estão além do seu alcance.
  • Falta de experiência(s): Todo mundo conhece o ciclo vicioso: sem experiência, sem emprego. Bem, sem esse primeiro emprego, sem experiência. Como você consegue essa primeira experiência se ninguém tiver coragem de apostar na sua inscrição?
  • Representações e Preconceitos: Alguns grupos populacionais também sofrem com representações negativas: pode ser sexo, peso, raça ou idade; muitos estereótipos – mais ou menos estigmatizantes – estão associados a certos segmentos da população.  

Qual é o impacto no recrutamento?

Portanto, esses grupos de pessoas são estatisticamente menos propensos a conseguir certos empregos. Pode-se dizer que isso é praticamente inevitável, porém esse fenômeno acaba tendo consequências desastrosas:

  • Para aqueles afetados pela discriminação: A proliferação da negação pode destruir a auto-estima de pessoas sistematicamente excluídas pelo processo de seleção. Como o indivíduo continuará se tiver a impressão de que ninguém jamais lhe dará uma chance?
  • Sobre a competitividade de nossas empresas: Essa maneira arbitrária de selecionar indivíduos de fato tem custos financeiros significativos. Quando selecionamos pessoas com base em representações, em vez de suas habilidades ou potencial real, é evidenciada uma deficiência em termos de produtividade e comprometimento em relação aos negócios.

Um recrutamento mais igual

Algumas soluções permitem um censo mais justo baseado apenas em fatores ligados ao desempenho subsequente (na posição para a qual eles recrutam). Para os candidatos, é a garantia de ser (finalmente) selecionado com base em critérios mais abrangentes, como as soft skills. Para os recrutadores, é uma maneira de contratar de forma mais eficaz.


Na maioria dos casos, critérios tradicionais usados ​​pelos recrutadores, como o treinamento padrão ou os três meses de experiência exigidos a cada novo emprego, não conseguem garantir o match perfeito entre o cargo e o candidato. Em mais de 80% dos casos, esses critérios têm um impacto limitado na probabilidade de sucesso no trabalho.

Mais do que nunca o recrutamento deve ser baseado nas suas habilidades reais, suas motivações reais e a personalidade dos candidatos selecionados. Personalidade, mais do que qualquer coisa sozinha, foi responsável por quase 25% das diferenças entre o candidato mais eficiente e o menos eficiente em vários aspectos.

Use a arma mais poderosa do momento: o recrutamento preditivo

Ao mudar as regras, a nova abordagem permite que os candidatos se distanciem dos “padrões” usados ​​pelos recrutadores para finalmente acessar o emprego ideal. Os recrutadores não só podem fornecer indicadores objetivos e específicos sobre a capacidade de seus candidatos para ter sucesso em uma posição, mas, além disso, eles também têm os meios para se separar da estrutura tradicional e, finalmente, expandir seu leque de potenciais candidatos.

Para conhecer mais sobre essa maneira incrível de recrutar e selecionar que promete revolucionar o mercado, leia também nosso Guia Completo do Recrutamento Preditivo!

Esse texto foi adaptado do blog do nosso parceiro AssessFirst.

Preencha o formulário para solicitar contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *