A importância do engajamento das novas gerações para as empresas
A importância do engajamento das novas gerações para as empresas

A importância do engajamento das novas gerações para as empresas

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O engajamento da nova geração de trabalhadores é um desafio constante para o setor de Recursos Humanos. Isso porque tais jovens são altamente conectados, querem ser felizes no trabalho e buscam um propósito para tudo o que fazem, incluindo suas relações com as empresas.

Estamos falando das gerações Y e Z, que têm dominado o mercado de trabalho nos últimos anos. A presença crescente desses jovens profissionais nas empresas vem transformando os padrões comportamentais e rompendo paradigmas.

Já é possível perceber as diferenças culturais no trabalho entre a vida cotidiana atual e a que vivíamos há uma década. Os jovens têm muito a oferecer, mas, para isso, precisam ser incentivados.

Quer saber como o engajamento pode trazer mais resultados para um negócio? Então, continue a leitura!

Contratando jovens colaboradores

A nova geração de trabalhadores tem expectativas e exigências mais elevadas do que as de gerações anteriores. Atrair, reter e desenvolver essa nova força de trabalho é um dos maiores desafios para o RH na atualidade.

Isso porque a maioria dos jovens questiona o ambiente e os códigos de valores encontrados nas empresas. Aliás, questionamentos fazem parte da cultura deles: indagam sobre os propósitos das organizações em que almejam trabalhar, sua responsabilidade social, sua conduta ética — e por aí vai. Eles também já escolhem onde querem trabalhar.

Outro desafio encontrado pelos recrutadores é encaixar a cultura dos jovens Y’s e Z’s no ambiente corporativo mais conservador, já que eles não se reconhecem em um ambiente tradicional e repleto de regras. E isso influencia diretamente na maneira como projetam suas carreiras.

Essas pessoas, ao contrário das gerações anteriores, não têm medo de mudar de emprego. Mais de 90% dizem não se ver na mesma organização por mais de cinco anos e mais de 70% pretendem empreender de maneira independente em algum momento de suas vidas.

De acordo com pesquisa divulgada pela consultoria Deloitte, as organizações precisam, urgentemente, mudar a forma de conquistar a lealdade de seus jovens profissionais. Caso contrário, sofrerão as consequências de perderem grande parte de seus futuros líderes.

Isso porque 44% dos Y’s esperam deixar seus empregos atuais até 2018. O número cresce para 66% quando o período é ampliado para 2020. Para os jovens trabalhadores, o que fazem precisa legitimar seu estilo de vida e, como o avanço da tecnologia e o acesso ao conhecimento, isso se tornou viável.

Assim, a “estabilidade”, o “emprego” e o “cargo” passaram a ser menos importantes do que o bem-estar deles. Mas como as companhias devem trabalhar para alterar esse cenário? Mudar a mentalidade e se esforçar para buscar o engajamento parecem ser os melhores caminhos.

Adequando o clima organizacional

Algumas organizações conseguem criar um clima organizacional capaz de atrair e manter os jovens talentos com alto nível de engajamento. Para tanto, usam como diferencial o fato de terem nascido no século XXI, sem os vícios que formaram as gerações anteriores.

As empresas mais tradicionais estão buscando entender como podem flexibilizar seus modelos organizacionais e tornar o contato com os colaboradores mais próximo, eliminando as hierarquias desnecessárias.

Para conquistar o engajamento, tais companhias estão se concentrando em liberar a energia e o potencial dos jovens colaboradores, uma vez que, para se manterem competitivas no mercado, precisam da inovação e da criatividade desses jovens. E isso demanda colaboração e agilidade.

Engajando a nova geração

Sim, os Y’s chegaram aos cargos de liderança e os Z’s estão entrando no mercado de trabalho. Para extrair desses profissionais o melhor que eles podem oferecer, siga as 5 dicas que preparamos:

1. Aumente as conexões

Uma pesquisa realizada pela YouEarnedIt aponta que 67% dos jovens profissionais consideram que o relacionamento com os colegas de trabalho traz impacto altamente positivo no engajamento deles.

Para promover essas conexões, aposte em eventos, reuniões criativas, workshops e uma boa comunicação. Além disso, existem ferramentas, como o Slack, que são fortes aliadas para melhorar a comunicação e favorecer a interação entre os colaboradores.

2. Treine a liderança

Ainda de acordo com a pesquisa da YouEarnedIt, 50% dos jovens disseram que lideranças pouco capacitadas e a falta de comunicação são fatores que podem derrubar seus índices de engajamento nas organizações.

A nova geração de trabalhadores tem uma necessidade eminente de lideranças nas quais sejam capazes de confiar e que não tenham medo de seguir. Os feedbacks são muito importantes para o engajamento deles, assim como saber o papel que cada um desempenha para a coletividade da empresa.

3. Busque por boas experiências

Os jovens não trabalham somente por dinheiro. Eles também valorizam recompensas experienciais. Por isso, é interessante investir em mentorias e outras capacitações, encontros fora do trabalho e programas de atividades físicas. Dessa forma, tais profissionais sentirão que estão sendo devidamente recompensados pelo seu trabalho.

4. Utilize a tecnologia

Os jovens Y’s e Z’s são altamente tecnológicos e, por isso, o apoio de ferramentas para se comunicarem e interagirem com as equipes é fundamental para tornar o trabalho mais rápido e interessante para eles. Aposte em plataformas de comunicação online e em outros recursos para facilitar o trabalho e promover a integração entre eles.

5. Ouça os funcionários

Atualmente, é muito mais fácil perguntar o que as pessoas desejam. As novas ferramentas de feedback para os colaboradores e a comunicação interna podem ser adotadas para melhorar esse processo.

Use a internet a seu favor para conseguir estabelecer um diálogo com a equipe. Ferramentas como intranet, grupos em redes sociais e pesquisas online são algumas das opções que são altamente aderentes ao perfil desses jovens. Além disso, você consegue feedbacks em tempo real.

O engajamento das novas gerações exige um grande esforço de toda a empresa, principalmente da gestão de RH. É preciso criar uma rede de relacionamento eficiente, desenvolver as relações e investir em conteúdos que mantenham os jovens engajados e interessados.

Tenha sempre em mente que o engajamento é algo que traz um grande retorno na interação dos colaboradores. E isso contribui para o alto desempenho da organização.

Gostou do artigo de hoje e interessou-se pelo engajamento das novas gerações dentro das empresas? Entre em contato conosco para saber mais!

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