5 dicas para voltar com tudo ao trabalho depois de férias ou recessos

5 dicas para voltar com tudo ao trabalho depois de férias ou recessos

5-dicas-para-voltar-com-tudo-o-trabalho-depois-de-ferias-ou-recessos

Ah, o ano novo. O mês que é sinônimo férias escolares e realização de promessas. Tempo de ficar com os familiares, de curtir os filhos, amigos e de passear bastante! Quem não gosta dessa época? O difícil mesmo é voltar com tudo ao trabalho depois de tantos feriados e recessos. Leia as dicas que nós preparamos para você voltar com tudo ao trabalho!

1. Primeiro, se planeje!

Isso mesmo. Pode parecer chato e exaustivo planejar alguma coisa, mas é extremamente necessário. Um bom plano para os últimos dias de serviço que antecedem a pausa, a programação do que fazer durante o recesso, os gastos calculados e até as horas de sono são muito importantes.

Nos dias antes de sair de férias, de um recesso ou feriado prolongado, é interessante deixar o trabalho adiantado, ou pelo menos em dia. Assim, quando voltar, não terá nada acumulado e você vai ter tempo para se readaptar a rotina.

2. Dê ao seu cérebro uma pausa

Assim como nossos celulares e computadores, nosso cérebro é uma máquina e precisa de um tempo de processamento. Não processar as experiências, sejam elas boas ou ruins, sobrecarrega o psicológico. Pense em um computador com várias tarefas abertas, o tempo de espera para alternar abas e aplicativos será muito maior.

É necessário manter a calma e procurar resolver com maior eficácia todas essas tarefas, mantendo abertas somente as abas necessárias no cérebro, assim o desempenho melhora.

3. Encontre equilíbrio

Equilíbrio é a palavra chave para o sucesso. Aproveitar as férias do primeiro ao último minuto parece tentador, mas não é ideal, ao mesmo tempo que conferir e-mails, ficar em contato com os colegas de trabalho e muitos afazeres não é saudável.  Você deve pensar em tempo de sono e de descanso, com uma música relaxante e os pés para cima.

É interessante voltar de viagem um ou dois dias antes do recesso terminar, pois assim será possível colocar a rotina em dia. Que tal criar um e-mail com resposta automática e informar seus colegas que você está descansando e volta ao trabalho em alguns dias? É uma ótima opção para não ter que ficar conferindo a caixa de entrada.

4. Não sofra por antecipação

Fim de ano é época de presentes, de ceia de Natal, de ir em parques, clubes, preparar os fogos para o Ano Novo e logo depois tem a época de férias em janeiro. Tudo isso envolve gastos específicos, que também precisam ser planejados e equilibrados. Entrar num período festivo é muito bom, mas se for para ficar com dor de cabeça depois, isso pode influenciar negativamente no seu trabalho.

Faça um mapa de tudo que pretende gastar e não extrapole o orçamento, assim você fica relaxado para curtir o tempo com sua família e amigos e não terá problemas quando retornar ao trabalho.

5. Uma coisa de cada vez…

Não adianta querer trabalhar no recesso para depois querer folgar nos dias de trabalho. Cada um tem seu tempo e é preciso usar sabiamente. Na hora de descansar, não tenha medo de esquecer do trabalho, é para isso que aquela pausa serve, para você dedicar um tempo a você mesmo.

Na volta aos trabalhos, também não adianta querer fazer tudo de uma só vez, isso pode te deixar estressado. Primeiro leia seus e-mails – ordenados por remetente, assim você tem controle sobre os assuntos tratados – depois procure saber o que foi discutido em reuniões, só depois comece a produzir.

Voltar com tudo ao trabalho após as férias ou um longo feriado pode parecer desafiador, mas é como uma transição. Não é necessário fazer horas extras e executar diversas tarefas de uma só vez logo na primeira semana, pois isso só vai aumentar o estresse e a desorganização. Leve um tempo para reajustar, é perfeitamente normal. Mantenha a calma e, antes que você perceba, já está de volta com tudo!

E como foi o seu recesso? Conte para nós nos comentários quais são as dicas que você usa quando volta ao trabalho. Se quiser receber mais dicas, não esqueça de seguir o Grupo Selpe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *